Anatel aprova novo acordo de acionistas da Sky

A Anatel aprovou nesta quinta, 15, o novo acordo de acionistas apresentado pela Sky para se enquadrar nas exigências trazidas pela Lei 12.485/2012, que instituiu o Serviço de Acesso Condicionado. A lei veda que empresas de radiodifusão tenham direta ou indiretamente mais de 50% do capital de empresas de telecomunicações.

Notícias relacionadas
A análise da Anatel, entretanto, não avalia apenas a participação acionária dos sócios – no caso da Sky, o grupo Globo tem apenas 7% do capital da companhia. À luz da sua Resolução 101, que estabelece os critérios de controle para a Anatel, o controle pode ser exercido mesmo que o sócio não tenha uma participação elevada no capital da empresa.

Assim, novo o acordo entre a Globo e a DirecTV prevê que o presidente será escolhido pela DirecTV e a Globo será apenas informada. O conselho de administração da companhia não terá representantes do grupo Globo, se ele vier a ser formado, já que esta é uma faculdade das sociedades limitadas.

Representantes do Grupo Globo também não participarão das reuniões entre os sócios em que for tratado assunto relacionado à exploração de serviços de telecomunicações pela Sky. Para a Anatel, este disposto garante que não haverá o exercício de controle por parte do Grupo Globo sobre as atividades relacionadas à prestação de serviços de telecomunicações da Sky.

Há algumas cláusulas no acordo de acionistas que dão ao Grupo Globo o poder de veto em algumas matérias, mas a Anatel entendeu que isso não impede a aprovação do acordo, já que o objetivo dessas cláusulas é o de garantir que a participação societária do Grupo Globo não venha a ser diluída pela emissão de novos títulos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!