Vivo trabalha para ter pelo menos duas MVNOs em sua rede até o fim do ano

Até o final do ano, a Vivo pretende ter pelo menos duas operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês) funcionando com a sua rede no Brasil. Para isso, criou uma diretoria de atacado e MVNOs e analisa no momento propostas de cerca de 30 potenciais parceiros. "Estamos abertos a esse mercado e nossa estrutura interna reflete isso", afirma o diretor de negócios para atacado e MVNOs da Vivo, Victor Czarnobay. Ele aponta os setores de varejo, transportes e finanças como aqueles com maior potencial para criação de operadoras móveis virtuais e cita o case da Tesco com a O2 na Europa como sendo o benchmark que serve de inspiração para a Vivo. "É o projeto mais bem sucedido de MVNO do mundo", descreve.

Um estudo adquirido pela Vivo justifica o entusiasmo da operadora: a expectativa é de que as operadoras móveis virtuais terão entre 20 e 30 milhões de linhas em serviço no Brasil dentro de cinco anos. "Nós queremos abocanhar uma parcela significativa desse total", promete o executivo.

Notícias relacionadas

A Vivo pretende atuar com os dois modelos previstos na regulamentação: o de MVNO credenciada e o de autorizada. O primeiro se encaixa àquelas parceiras que estão um pouco mais distantes do setor de telecom, explica Czarnobay. Neste caso, a Vivo entra com toda a operação e o parceiro com os canais de venda e de distribuição. O modelo de MVNO autorizada é mais propício para as empresas que queiram assumir um pouco mais de risco, desenvolvendo elas próprias os produtos, assumindo mais responsabilidades pelo serviço perante o órgão regulador e remunerando a Vivo pela compra de capacidade no atacado (minutos, mensagens de texto e tráfego de dados, basicamente). Em ambos os modelos, a marca para o consumidor provavelmente será aquela do parceiro. A Vivo ainda não definiu uma tabela de preços para a venda de capacidade no atacado. Mas sua elaboração está nos planos da empresa.

Czarnobay garante que a empresa está analisando todas as propostas que chegam. "Em muitos casos, às vezes o melhor caminho não seria abrir uma MVNO, mas prover um serviço de comunicação entre máquinas (M2M)", comenta. Há também casos em que a Vivo procurou pró-ativamente possíveis parceiros que julga valiosos para esse mercado, seja por terem grandes cadeias de distribuição ou por sua força em marketing.

O executivo confirma as conversações com a Virgin Mobile, que em outros países da América Latina fechou contrato com a Movistar, que pertence ao mesmo grupo da Vivo, a espanhola Telefónica. Mas informa que não há nada assinado ainda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!