Modelo por assinatura concentra 90% das receitas de VOD, segundo pesquisa

As receitas do serviço de vídeo on-demand estão no modelo de assinatura, conhecido como SVOD (subscription vídeo on-demand). A análise é de Marcelo Spinassé, presidente da Truetech, que participou do congresso TV 2.0 nesta quinta-feira, 15, em São Paulo.  A Truetech (empresa que oferece plataforma de distribuição digital para varejistas como Saraiva e Submarino, e também para portais e operadoras de TV por assinatura, como o serviço Sky Online) realizou uma pesquisa com 1,2 mil internautas que já consumiram vídeo sob demanda online em algum dos serviços suportados pela empresa.

Notícias relacionadas
Spinassé comentou que embora 90% dos resultados venham de SVOD, o que essa janela oferece são basicamente títulos de catálogo, enquanto os lançamentos estão nas janelas de TVOD (VOD transacional). “O TVOD serve para branding, traz relevância, disponibilizando o conteúdo mais atual e de maior visibilidade para os usuários”, afirmou.

A pesquisa, realizada no segundo semestre de 2011, mostrou que a maioria dos usuários prefere fazer download dos vídeos do que assistir por streaming: 82,17% afirmaram assistir aos vídeos por download, enquanto 17,83% veem por streaming. Os motivos para a escolha por download são diversos, mas 44,62% responderam que preferem fazer download por opção, para ter o arquivo no computador. Outros 15,93% disseram que não conseguiram assistir ao video online pois o mesmo travava, e outros 16,49% afirmaram que sabiam que poderiam assistir ao vídeo online, mas quiseram baixar o arquivo porque a Internet era lenta.

A velocidade da Internet influenciou na decisão da maneira de assistir aos vídeos, já que 52% dos entrevistados possuem menos de 2 Mbps de velocidade de conexão de Internet.

Apesar dos vídeos serem baixados ou assistidos por streaming online, a maneira preferida para assistir aos filmes é na TV: 82% usam o computador para acessar o conteúdo e 74% conectam o PC ou notebook às suas TVs. Entre os outros dispositivos que os usuários mais desejam ver os filmes, estão o iPad e o iPhone (17,92%), com destaque também para as TVs conectadas.

Quando o assunto é conteúdo, o que os consumidores querem encontrar são os últimos lançamentos (15,46%), séries de TV (10,96%) e conteúdo em alta definição (10,57%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!