Publicidade
Início Newsletter Serviços de telecomunicações fecham 2016 com queda de 3,4%

Serviços de telecomunicações fecham 2016 com queda de 3,4%

O volume de serviços de informação e comunicação caiu 1,7% em dezembro em relação ao mês anterior, com destaque para serviços de TI, que recuaram 5,9% no mês. Serviços de TIC (-1,6) e telecomunicações (-0,8%) recuaram menos, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 15, pelo IBGE. No ano, a queda ficou em 3,2%, enquanto os serviços de TIC encolheram 2,6% e de telecomunicações recuaram 3,4%. A queda mais acentuada ficou com os serviços audiovisual, de edição e agências de notícias, que despencaram 7,1%. Os serviços de TI tiveram resultado positivo em 0,1%.

Na comparação com dezembro de 2015, os serviços de informação e comunicação encolheram 6,5%, sendo que os de TIC recuaram 6,1% e os de telecomunicações, 5,4%. Os serviços de TI, na comparação anual, caíram 7,6% e de audiovisual, de edição e agências de notícias, 9,2%.

Segundo o IBGE, no quarto semestre de 2016, ante o terceiro trimestre do mesmo ano, o recuo de 3,8% registrado no segmento de serviços de informação e comunicação, segmento que representa 35,7% do setor de serviços, contribuiu de forma mais expressiva para a retração observada no setor como um todo. Neste aspecto ressaltam as retrações de 3,2% em telecomunicações, 4,2% em serviços de tecnologia da informação e 5,5% em serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias.

Notícias relacionadas

O volume do setor de serviços como um todo apresentou, no mês de dezembro, crescimento de 0,6% frente a novembro, na série com ajuste sazonal, após ter registrado alta de 0,2% em novembro e recuo de 2,3% em outubro. No confronto com igual mês do ano anterior, o setor registrou queda de 5,7%, a maior para o mês de dezembro nessa comparação desde o início da série em 2012. A taxa acumulada no ano de 2016 ficou em -5%.

A receita nominal registrou variação de 0,5%, em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal, e na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,5%. A taxa acumulada da receita no ano de 2016 ficou em -0,1%. A receita para serviços de informação e comunicação caiu, em dezembro, 2,9% em relação a novembro. Para serviços de TIC, a queda da receita foi de 2,5% e de 0,9% para serviços de telecomunicações. Já a receita dos serviços de TI despencaram 6,6% no período, enquanto que os serviços de audiovisual, de edição e agências de notícias tiveram receita positiva em 1,7%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile