Skype é responsável por um terço do tráfego internacional de telefonia no mundo em 2012

Se havia receio de que serviços de voz e vídeo sobre IP como o Skype poderiam canibalizar as chamadas comuns, estudo da TeleGeography indica que as operadoras de telefonia podem se preparar, embora ainda exista fôlego na indústria. Segundo estimativa divulgada nesta semana, o tráfego criado pelo serviço da Microsoft foi sozinho responsável por um terço de todo o tráfego internacional de telefonia no mundo em 2012.

Notícias relacionadas
O levantamento global afirma que o tráfego de voz e chamadas Skype para Skype (on-net) totalizou 167 bilhões de minutos em 2012, crescimento de 44% ou 51 bilhões de minutos – mais do que o dobro do crescimento registrado por todas as operadoras internacionais somadas, de acordo com a TeleGeography. O aplicativo Skype para sistemas Android e iOS foi baixado mais de cem milhões de vezes até novembro do ano passado.

Se a plataforma da Microsoft fosse contabilizada ao volume total de chamadas internacionais, o tráfego do setor teria crescido 13% em 2012, alinhado com a tendência histórica. No total, o tráfego de telefonia foi de 490 bilhões de minutos no ano passado, que representa um aumento de apenas 5%. Isso sugere que, mesmo com crescimento da telefonia tradicional, um número ainda maior de pessoas preferiu excluir as teles da equação.

Mas não significa que isso represente sempre uma perda para as operadoras. "Mais de 40% do tráfego do Skype é agora em vídeo e é provável que uma parcela substancial disso seja de tráfego 'novo' em vez de um substituto direto de chamadas de telefone", afirma o estudo. "Entretanto, dado o enorme volume de tráfego, é difícil não concluir que ao menos um pouco do crescimento do Skype veio em detrimento das operadoras tradicionais".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!