O Único, telefone fixo-móvel da Brasil Telecom (BrT), ganhou no ano passado 30 mil usuários totalizando aproximadamente 50 mil clientes. No início de 2008, por conta de promoções na base de clientes, houve 2 mil novas adesões, informa o gerente de marketing e produto, Rivo Manhães. Segundo pesquisa realizada pela BrT no final do ano passado com os assinantes, 74% dos ouvidos declararam-se totalmente satisfeitos com o sistema. O Único tem tecnologia CTP (Cordless Telephony Profile) usando Bluetooth para troca de dados entre o ponto de acesso (AP), instalado na residência do usuário e o terminal celular associado a ele. O ponto de acesso tem alcance de 100 metros e dentro dessa cobertura o software do aparelho define qual ligação fica mais em conta (fixa ou móvel).
Neste ano, a BrT lançará a evolução do Único, um sistema com a tecnologia SIP/Wi-Fi, em que o telefone funcionará com protocolo internet, com banda larga. As duas tecnologias – Wi-Fi e CTP – vão funcionar em paralelo por um período. ?Ainda há espaço para a tecnologia CTP em clientes que não tenham banda larga?, diz o executivo.
Para popularizar o uso do Único, que funciona com os aparelhos V3 e V196, da Motorola, a BrT faz diversas ofertas para sua base de clientes de celulares pré-pagos e tem obtido uma conversão de 50% para 87% em clientes pré-pagos.
Para o pré-pago, a menor oferta é o do KIT V196 a R$ 99 (no plano Controle) e do Kit V3 a R$ 299 (no Plano Controle).