Chile abre consulta pública para leilão de 5G

Foto: Pixabay

Enquanto a modelagem do leilão ainda não foi definida pela Anatel e o governo brasileiro começa a sinalizar um adiamento para 2021, o Chile vai abrindo caminho para se tornar o segundo país na América Latina a lançar o 5G, depois do Uruguai. A agência reguladora chilena, Subsecretaria de Telecomunicações (Subtel), iniciou na terça-feira, 14, a tomada de subsídios até o dia 14 de fevereiro para a realização do futuro leilão de quatro faixas de frequências: 700 MHz, AWS (1.755-1.770 MHz e 2.155-2.170 MHz), 3,5 GHz e de 28 GHz. 

As faixas têm diferentes configurações no leilão: a de 700 MHz terá um bloco de 20 MHz FDD; enquanto a AWS terá um bloco de 30 MHz também com a mesma duplexação. Nesses dois casos, a recomendação da Subtel é implantar 5G ou LTE. Já para a banda de 3,5 GHz, serão 15 blocos com mínimo de 10 MHz e em TDD, totalizando 150 MHz. A faixa de 28 GHz terá 800 MHz disponíveis, divididos em dois blocos de 400 MHz. 

O edital prevê duas fases: uma em que se toma a avaliação técnica das propostas, incluindo os critérios de cobertura mínima, tempo de implantação de rede e população beneficiada. Uma segunda etapa terá critério arrecadatório apenas quando mais de um licitante queira o mesmo espectro, e ainda assim se as empresas obtiverem empate na pontuação da análise técnica. 

Notícias relacionadas

O documento traz ainda a necessidade de adequação à norma atual de cibersegurança e infraestrutura crítica de telecomunicações, adaptando as medidas e ações necessárias para "garantir especialmente os três princípios do Convênio de Budapeste sobre ciberataques que são a confidencialidade das comunicações, a integridade dos dados e a disponibilidade de rede". 

"Com a publicação deste documento técnico, estamos dando outro passo para poder avançar ao lançamento da tão esperada rede 5G, que fará com que o país dê um salto qualitativo nas redes de comunicações, beneficiando a todos os setores produtivos e a nossos cidadãos", declarou em comunicado a subsecretaria de telecomunicações chilena, Pamela Gidi. A própria Subtel ressalta que o Chile não licita espectro para serviço móvel pessoal há sete anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!