A Yahsat, operadora de satélites dos Emirados Árabes, anunciou nesta quinta, 15, que a revisão do design preliminar (PDR, na sigla em inglês) do seu satélite Al Yah 3, que marca a entrada da companhia no mercado brasileiro, foi aprovada. O PDR validou o design proposto pela Orbital, com os requerimentos físicos e funcionais do satélite. Essa revisão foi o primeiro passo para a confirmação da funcionalidade do satélite em órbita.
O satélite em banda Ka será construído pela Orbital Sciences Corporation na cidade de Dulles, nos EUA, e tem previsão de lançamento para 2016. O Al Yah 3 terá cobertura para mais de 600 milhões de usuários, cobrindo especialmente mais de 95% da população no Brasil e 60% no continente africano.
A Yahsat fornece soluções de satélite multiuso (governamentais e comerciais) para banda larga, transmissão, governo e comunicações em todo o Oriente Médio, África e Europa, além da Ásia Central e Sudeste Asiático. A companhia está sediada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, e é uma subsidiária integral da Mubadala Development Company, veículo de investimento do Governo de Abu Dhabi.
No ano passado, a companhia disputou o leilão de posições orbitais realizado pela Anatel, mas não arrematou nenhuma.