Virgin anuncia projeto de construir maior rede satelital do mundo

Com o objetivo de prover acesso de banda larga e telefonia "a bilhões de pessoas no mundo que hoje não têm acesso", o presidente do Grupo Virgin, Sir Richard Branson, anunciou nesta quinta-feira, 15, um projeto de construir "a maior constelação de satélite do mundo já feita". Em parceria com a Qualcomm, a Virgin é uma das principais investidoras da OneWeb, que será a empresa responsável pela construção, lançamento e operação dessa rede satelital.

Notícias relacionadas
Os artefatos serão lançados pelo programa da própria empresa de Branson, o LauncherOne da Virgin Galactic. A ideia é construir uma rede substancial e muito maior do que a de programas em princípio semelhantes, como da O3b Networks. "Estamos com a maior demanda já registrada para colocar satélites no espaço. No momento em que nossa segunda constelação estiver desenvolvida, a companhia terá lançado mais satélites do que já existem atualmente no céu", disse Branson em um post em seu blog oficial.

A OneWeb terá uma diretoria composta por seu fundador, Greg Wyler; o CEO da Qualcomm, Paul Jacobs; e o próprio presidente da Virgin. A companhia, por sinal, está já procurando profissionais para ajudar a colocar o programa LauncherOne em prática.

Richard Branson não estimou data, quantidade de satélites ou mesmo qual será a estratégia para financiar o projeto. No entanto, ele ressalta que o OneWeb poderá se beneficiar de projetos de incentivo como o anunciado na quarta-feira,14, pelo presidente Barack Obama para fornecimento de banda larga rural nos Estados Unidos – embora seja claro o objetivo de Branson de levar conexão para lugares remotos no mundo todo. "Prover acesso à Internet de alta velocidade para populações sem conexões no mundo é um desafio imenso, mas é um que nós mal podemos esperar por conquistar", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!