Virgin anuncia projeto de construir maior rede satelital do mundo

Com o objetivo de prover acesso de banda larga e telefonia "a bilhões de pessoas no mundo que hoje não têm acesso", o presidente do Grupo Virgin, Sir Richard Branson, anunciou nesta quinta-feira, 15, um projeto de construir "a maior constelação de satélite do mundo já feita". Em parceria com a Qualcomm, a Virgin é uma das principais investidoras da OneWeb, que será a empresa responsável pela construção, lançamento e operação dessa rede satelital.

Notícias relacionadas
Os artefatos serão lançados pelo programa da própria empresa de Branson, o LauncherOne da Virgin Galactic. A ideia é construir uma rede substancial e muito maior do que a de programas em princípio semelhantes, como da O3b Networks. "Estamos com a maior demanda já registrada para colocar satélites no espaço. No momento em que nossa segunda constelação estiver desenvolvida, a companhia terá lançado mais satélites do que já existem atualmente no céu", disse Branson em um post em seu blog oficial.

A OneWeb terá uma diretoria composta por seu fundador, Greg Wyler; o CEO da Qualcomm, Paul Jacobs; e o próprio presidente da Virgin. A companhia, por sinal, está já procurando profissionais para ajudar a colocar o programa LauncherOne em prática.

Richard Branson não estimou data, quantidade de satélites ou mesmo qual será a estratégia para financiar o projeto. No entanto, ele ressalta que o OneWeb poderá se beneficiar de projetos de incentivo como o anunciado na quarta-feira,14, pelo presidente Barack Obama para fornecimento de banda larga rural nos Estados Unidos – embora seja claro o objetivo de Branson de levar conexão para lugares remotos no mundo todo. "Prover acesso à Internet de alta velocidade para populações sem conexões no mundo é um desafio imenso, mas é um que nós mal podemos esperar por conquistar", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.