Depois de conquistar ao longo dos últimos dois anos um espaço importante no segmento de downloads, gerindo a oferta ?white label? da Oi e da Brasil Telecom GSM, a empresa M4U agora abre uma nova frente de negócios: serviços de interatividade para rádios e TVs. O foco são emissoras regionais, ainda carentes de parcerias para atuação nessa área. A M4U já tem um contrato com a TV nordestina Rede União e divulgará em breve a parceria com uma rádio do Sul do País cuja audiência se aproxima de 200 mil ouvintes por minuto.
Segundo o diretor executivo da M4U, Clécio Guaranys, um dos diferenciais da companhia nesse segmento é a possibilidade de administrar para o parceiro de mídia tudo o que for relacionado com interatividade. Isso inclui desde o desenvolvimento dos produtos até a parte técnica de integração com operadoras, passando pelas negociações com terceiros, como a Caixa Econômica Federal em caso de sorteios de prêmios. ?Não queremos competir simplesmente como um broker?, explica o executivo. Para a integração com as operadoras serão usados diversos parceiros, assim como a própria infra-estrutura da M4U. O foco principal estará em SMS e portais de voz, mas também poderá ser oferecido conteúdo para download.
White label
O segmento de ?white label?, entretanto, continua sendo o carro-chefe da M4U. Além dos contratos com a Oi e a Brasil Telecom, a empresa disputa o edital da Telemig Celular. Segundo Guaranys, a M4U não tem interesse por enquanto em lançar uma marca própria para a venda de serviços de valor adicionado (SVA), como fizeram Takenet e PMóvil.
Na opinião do diretor de marketing da companhia, Carlos Antunes, o segmento ?white label? demanda no momento a criação de novos serviços para permitir a continuidade do crescimento da receita de SVA. Um exemplo seria o recém lançado aplicativo para compra de full tracks (músicas completas) da Oi, desenvolvido pela M4U. Outra área de desenvolvimento que a M4U tem dedicado especial atenção é a de serviços cujo conteúdo seja criado pelo usuário. Uma das idéias em discussão é lançar algo relacionado a recomendações dos usuários na área de música.