Oi testa wi-fi integrado a GPRS no Rio de Janeiro

A Oi quer integrar as tecnologias wi-fi e GPRS, de acesso sem fio à Internet. A idéia, que vem sendo estudada por outras operadoras no mundo inteiro, é permitir que os usuários de laptops e PDAs passem de uma área coberta por wi-fi para outra coberta por GPRS ? e vice-versa ? sem perder a conexão.
O projeto de testes, chamado ?Cidade sem fio?, foi lançado pela operadora nesta quarta-feira, 15, no Rio de Janeiro. Nele, a Oi conta com a parceria da Gradiente e da Intel. Até o momento foram consumidos R$ 2 milhões no projeto.
O primeiro ponto de cobertura wi-fi (hotspots) da Oi encontra-se no shopping Città América, no Rio. Em breve serão criados hotspots em lojas da operadora e em outros centros comerciais da cidade. Também são negociados acordos com redes de varejo, aeroportos e hotéis.

Notícias relacionadas
A expectativa é de que a Oi expanda o serviço para as outras cinco capitais onde tem cobertura GPRS: Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife e Fortaleza. O modelo de negócios e a tarifação do serviço ao usuário ainda estão em fase de definição.

Wi-fi

O projeto da Oi utiliza o padrão 802.11b da tecnologia wi-fi. Esse padrão permite o acesso à Internet em velocidades de até 11 Mbps, mas a cobertura de sua antena é pequena, abrangendo um raio de aproximadamente 100 metros. A freqüência de transmissão é de 2,4 GHz, para a qual no Brasil não há exigência regulatória de compra de licença.
A rede GPRS, por sua vez, tem uma cobertura muito maior e por isso serve de complemento para aqueles que acessam a Internet em hotspots wi-fi. A diferença é que no GPRS a velocidade de transmissão é mais baixa e a freqüência utilizada é outra: 1,8 GHz. Para que os laptops e PDAs possam transitar entre redes wi-fi e GPRS sem perda de conexão, estão em testes placas modem híbridas, ou seja, capazes de operar nas duas freqüências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!