'Anatel e MCom são os donos do 5G', diz coronel do GSI sobre Instrução Normativa nº 4

O coronel Marcelo Paiva Fontenele, diretor do departamento de segurança da informação do GSI/PR (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), afirmou, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que pode fazer uma revisão da Instrução Normativa nº 4, assinada pelo gabinete, e que aponta requisitos mínimos de segurança que devem ser adotados pelas operadoras de telecomunicações na implementação do 5G.

Segundo a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), estes requisitos não fazem parte da missão legal e institucional do GSI, e sim da Anatel. Ela é relatora do PDL 447/2020, que trata da suspensão da instrução.

"Elaboramos a Instrução de forma conjunta com a Anatel para que a gente pudesse assegurar que houvesse requisitos mínimos de segurança para serviços essenciais, para nortear os trabalhos. Mas o dono do assunto é a Anatel e o MCom. Colocamos ideias de forma genérica para que fossem abordadas pelos responsáveis. Mas, se gerou desentendimento, podemos rever, e estamos à disposição para discutirmos", afirmou Fontenele.

Notícias relacionadas

Para Almeida, o texto traz uma extrapolação de funções e uma invasão de competências. "Se fosse para a rede privativa do governo, até caberia a participação do GSI. Mas para uma rede civil, não. É imperativa a livre participação de todas as empresas para que tenham a liberdade de seguir com o fornecimento de equipamentos e a concorrência seja o mais livre possível, e assim o consumidor tenha preços menores", observou a deputada.

De acordo com o representante da Anatel no debate, Gustavo Santana, superintendente de controle de obrigações da agência, o debate pode existir entre órgãos públicos e muitos requisitos apontados pela instrução foram absorvidos pela Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!