Parlamentar propõe anular decreto da estratégia nacional de segurança em infraestrutura

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) apresentou nesta segunda-feira, 14, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 544/2020, que propõe sustar o Decreto 10.569/2020, que cria a Estratégia Nacional de Segurança de Estruturas Criticas.

O parlamentar entende que as atribuições do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) definidas no Decreto só poderiam ser feitas pela Anatel, no caso das infraestruturas críticas de telecomunicações. "Como estabelece o próprio texto do Decreto 9.573 de 22 de novembro de 2018, que trata da Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República tem competência para lançar diretrizes no âmbito da administração pública federal", diz Figueiredo na justificativa do PDL.

Nesse sentido, o parlamentar aponta que não cabe ao GSI criar normas de amplitude nacional para órgãos e para usuários privados nesse serviço, o que só poderia ser feito pela Anatel. André também argumenta que a Lei que cria a agência reguladora estabelece direitos e deveres dos usuários e as competências do órgão regulador e que apenas outra Lei Federal poderia promover modificações dessas obrigações ou ainda criar outras.

Notícias relacionadas

Competência do Poder Legislativo

Outro aspecto que André Figueiredo diz que justifica a anulação do Decreto 10.569 é a competência do Poder Legislativo em criar leis de âmbito nacional. "Cabe, portanto, ao Poder Legislativo Federal a criação de leis, no âmbito de sua competência precípua, conforme princípio da separação dos Poderes, enquanto ao Executivo cabe a regulamentação de acordo com as diretrizes da norma federal pensada, discutida, votada e aprovada pelo Congresso Nacional. Esse é um princípio basilar da separação dos Poderes".

Por esse motivo, diz o parlamentar na justificativa do PDL, a proposta que ele apresenta de sustar o decreto deve ser aprovada "pois é o instrumento legal criado para sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitam a competência regulamentar". criando verdadeira Lei em sentido estrito.

Intervenção no setor

O Decreto 10.569/2020 também prevê criação de uma Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas (PNSIC). Pelo texto publicado no DOU na última quinta-feira, 10, a política visa garantir o bom funcionamento, de maneira constante e resiliente dessas infraestruturas, já que possuem dimensão estratégica por desempenharem papel essencial tanto para a segurança e soberania nacionais, como para a integração e o desenvolvimento econômico sustentável do País. O texto publicado no DOU avalia que qualquer fator que prejudique o adequado fornecimento dos serviços provenientes dessas infraestruturas pode acarretar transtornos e prejuízos ao Estado, à sociedade e ao meio ambiente.

Em uma leitura preliminar a Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas tem sido lida como um preocupante embrião de medidas de intervenção do governo na liberdade operacional das empresas de telecomunicações, sobretudo em relação à escolha de fornecedores. Toda a Estratégia é desenhada de forma a trazer para as asas do Gabinete de Segurança Institucional os setores privados e regulados pelo Estado que operam as tais estruturas críticas. "Destaca-se que parte cada vez mais significativa das infraestruturas críticas do País são de propriedade ou operadas pelo setor privado (sic)", diz a estratégia.

"Como consequência, é reconhecida a necessidade da construção de uma parceria entre o Governo federal e o setor privado de forma a unir esforços na garantia da segurança e resiliência das infraestruturas críticas". A palavra "parceria" soa como um eufemismo, considerando que a gestão do plano será militar, na visão dos observadores ouvidos pelo TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!