A operadora de cabos submarinos EllaLink anunciou nesta segunda-feira, 14, a finalização da ancoragem em Fortaleza do cabo submarino de 6 mil km que ligará Brasil e Europa. As atividades de instalação marítima a partir da capital cearense devem se estender pelos próximos meses.
Segundo a empresa, o projeto envolverá "logística e engenharia complexas". O sistema de cabos será instalado por dois navios distintos da Alcatel Submarine Networks, um deles atuando em águas brasileiras e o segundo responsável pela instalação a partir de Sines, em Portugal. A cidade será o ponto de chegada do cabo na Europa.
Concluída essa etapa, a rede EllaLink entrará em operação no segundo trimestre de 2021. A capacidade total do sistema será de 72 Tbps e a vida útil projetada, de 25 anos. Pontos de presença (PoPs) estão previstos em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Madri, Marselha e outras localidades. Equinix e Interxion estarão entre os parceiros.
Saída
Anunciado há mais de cinco anos, o sistema Brasil-Europa surgiu como uma joint-venture entre a Telebras e a espanhola IslaLink. A estatal brasileira, contudo, deixou o projeto por conta de falta de recursos para investimento. Mesmo assim, o começo do lançamento do sistema foi comemorado na última semana pelo Ministério das Comunicações (MCom), ainda que não seja um projeto com envolvimento direto do governo.