EllaLink conclui ancoragem de cabo Brasil-Europa em Fortaleza

A operadora de cabos submarinos EllaLink anunciou nesta segunda-feira, 14, a finalização da ancoragem em Fortaleza do cabo submarino de 6 mil km que ligará Brasil e Europa. As atividades de instalação marítima a partir da capital cearense devem se estender pelos próximos meses.

Segundo a empresa, o projeto envolverá "logística e engenharia complexas". O sistema de cabos será instalado por dois navios distintos da Alcatel Submarine Networks, um deles atuando em águas brasileiras e o segundo responsável pela instalação a partir de Sines, em Portugal. A cidade será o ponto de chegada do cabo na Europa.

Concluída essa etapa, a rede EllaLink entrará em operação no segundo trimestre de 2021. A capacidade total do sistema será de 72 Tbps e a vida útil projetada, de 25 anos. Pontos de presença (PoPs) estão previstos em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Madri, Marselha e outras localidades. Equinix e Interxion estarão entre os parceiros.

Notícias relacionadas

Saída

Anunciado há mais de cinco anos, o sistema Brasil-Europa surgiu como uma joint-venture entre a Telebras e a espanhola IslaLink. A estatal brasileira, contudo, deixou o projeto por conta de falta de recursos para investimento. Mesmo assim, o começo do lançamento do sistema foi comemorado na última semana pelo Ministério das Comunicações (MCom), ainda que não seja um projeto com envolvimento direto do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!