Os serviços de telecomunicações tiveram um avanço de 0,2% na comparação com setembro e incremento de 1,6% frente ao mês de outubro de 2017. Segundo pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira, 14, o serviço teve uma retração de 2,9% e nos últimos 12 meses, o recuo foi de 2,6%.
Os serviços de informação e comunicação, conforme pesquisa do IBGE, avançaram 0,5% , no confronto com setembro e tiveram incremento de 1,5% na comparação com o mês de outubro do ano passado. Já o serviços de audiovisuais tiveram queda expressiva de 8,8% na comparação com o mês de setembro, e retração de 14% no confronto com outubro do ano passado. O recuo também foi registrado no acumulado do ano (queda de 3,9%) e nos últimos 12 meses (de 3,1%).
O levantamento também apontou que no mês de outubro, os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tiveram crescimento de 1,3% em relação a setembro e 4% na comparação com outubro de 2017. No acumulado do ano, no entanto, a queda foi de 0,5% e nos últimos 12 meses, de 0,2%.
Os serviços de Tecnologia da Informação tiveram desempenho positivo de 4% na comparação com o mês de setembro e um avanço de 9,4% se comparado com outubro do ano passado. O desempenho positivo se repetiu no acumulado do ano (5,1%) e nos últimos 12 meses (4,3%)
No cenário geral, durante o mês de outubro, o setor de serviços teve variação positiva de 0,1% frente ao mês anterior. Em relação a outubro de 2017, os serviços cresceram 1,5%. O acumulado no ano caiu 0,2%, mesmo percentual apresentado no acumulado em 12 meses. Conforme levantamento do instituto, esta foi a quadragésima primeira taxa negativa seguida nessa comparação.