Para Sky, eventual investida da DISH no Brasil enfrentará dificuldades

A operadora Sky acredita que mesmo que a operadora de DTH norte-americana DISH leve adiante algum plano de vir ao Brasil, ela enfrentará grandes dificuldades para se estabelecer no mercado. Segundo Luiz Eduardo (Bap) Baptista, "o mercado está extremamente competitivo e não será fácil ser a quarta ou quinta operadora", diz. Para ele, a DISH busca mais uma boa notícia para dar aos seus acionistas do que um plano de negócios consistente para o Brasil. "Mas caso eles realmente resolvam vir, vão ter que começar do zero, terão que contratar até pedreiro, e não está fácil achar nem pedreiro no Brasil", ironiza Bap. A DISH é hoje a principal concorrente em DTH da DirecTV nos EUA. A DirecTV é a controladora da Sky.

Notícias relacionadas
Indiretamente, DISH e DirecTV já tiveram sua primeira batalha no Brasil durante o leilão de posições orbitais, realizado pela Anatel em setembro. Na ocasião, a Hughes Networks, que pertence ao mesmo grupo econômico da DISH, controladas pelo magnata Charles Ergen, disputou agressivamente a posição orbital 45ºW com a Sky, e saiu vencedora. Mas o preço foi um lance de mais de US$ 90 milhões, considerado sem precedentes na história de disputa por posições orbitais. Posteriormente, a Hughes justificou a estratégia com a intenção de entrar em banda larga ao consumidor no Brasil, utilizando a banda Ka, e recentemente seus executivos estiveram na Anatel indicando que a própria DISH poderia entrar no mercado brasileiro. No começo de novembro, executivos da Echostar manifestaram que a DISH estaria em busca de parceiros para entrar no Brasil.

"A entrada da DISH aqui no Brasil, se acontecer, só deverá incomodar à Telmex. Não pelo mercado brasileiro, onde a Embratel é dominante, mas porque eles são sócios no México e a DISH resolveu entrar no Brasil sem avisar ninguém", especula o presidente da Sky. A operadora de DTH foi a única empresa, ao lado da Via Embratel, que ganhou market share no Brasil em 2011. A expectativa da empresa é fechar o ano com mais de 30% de market share (cerca de 3,75 milhões de assinantes) e quase 900 mil assinantes HD. No começo do ano, a Sky tinha 23% do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!