Empresa questiona contrato da MyScreen com a Claro

Um serviço de mobile advertising em implementação na Claro está ameaçado em razão de uma disputa judicial entre duas outras empresas que, até agosto passado, eram parceiras: a brasileira Sambora Participações, do executivo Marcelo Ballona (ex-Bandeirantes, Submarino e Yahoo Brasil), e a canadense MyScreen, que tem a gigante Orascom como acionista. O serviço em questão consiste na exibição de propagandas na tela do celular ao término das chamadas. A tecnologia foi desenvolvida pela MyScreen e a Sambora era sua representante para vendas na América Latina e em alguns outros mercados até 1 de agosto passado. Quase três meses após o contrato entre ambas expirar, foi noticiado que a Claro lançaria o serviço após sua controladora América Móvil ter assinado contrato com a MyScreen. A Sambora argumenta que fez todo o trabalho prévio de contato e apresentação do produto ao cliente e quer receber uma comissão por isso. Ballona pretende entrar com um pedido de liminar na Justiça comum para bloquear o serviço no Brasil e solicitou à Câmara de Comércio Brasil-Canadá a abertura de um processo de arbitragem. Enquanto isso, a MyScreen afirma que não fez nada de errado e ameaça mover ação por perdas e danos contra Ballona. A Claro preferiu não se pronunciar, pois entende tratar-se de um problema referente ao relacionamento entre MyScreen e Sambora.
O contrato entre as duas empresas valeu durante 12 meses. A Sambora tinha o direito de vender o serviço, sem exclusividade, na América Latina, Portugal, Espanha e Japão. Porém, havia uma lista de operadoras a serem prospectadas exclusivamente pela Sambora nesses mercados. Nem América Móvil e nem especificamente a Claro do Brasil constam da lista original. Contudo, uma cláusula do contrato abre espaço para que a lista fosse atualizada a qualquer momento, desde que em comum acordo entre as duas partes. Além disso, o contrato tem uma cláusula de "non compete", que protege as prospecções feitas pela Sambora durante nove meses após o término do contrato, ou seja, até 1 de maio de 2010. Ballona argumenta que tem documentada toda a negociação com diversas teles, inclusive com a Claro do Brasil. E afirma que a MyScreen tinha ciência desses contatos com a Claro. A MyScreen, por sua vez, diz não haver qualquer evidência de que Ballona tivesse firmado um acordo com a Claro.
Segundo Ballona, sua empresa teria direito a receber o equivalente a US$ 300 mil da MyScreen pelo contrato firmado com a Claro, por se tratar de uma operadora "tier 1" (com mais de 10 milhões de assinantes), além de 30% da receita bruta com as propagandas veiculadas no serviço.

Notícias relacionadas
Serviço
Atualmente, o serviço da MyScreen está sendo implementado em quatro mercados da América Móvil: Brasil, México, Chile e Argentina. Os lançamentos são esperados para o começo do ano. A MyScreen também planeja lançar em 2010 a plataforma em operadoras da Orascom no Oriente Médio e Europa, assim como na Turkecell, da Turquia, com quem realizou testes este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!