Abert adere ao movimento para regulação da distribuição de conteúdos na Internet

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) informou nesta segunda-feira, 14, que aderiu à Declaração de Hamburgo, documento internacional que defende a criação de regras para a distribuição de conteúdos, especialmente jornalísticos, na Internet. A adesão da Abert está em linha com as manifestações que a associação tem feito nos últimos meses em defesa de uma regulamentação da web como forma de preservar as empresas de comunicação do país.
A Declaração de Hamburgo, firmada após o encontro do Conselho Europeu de Publishers e da Associação Mundial de Jornais, conta com 221 signatários, entre eles empresas de comunicação e associações representativas de televisão, rádio, jornais e revistas. O principal aspecto do movimento das empresas de mídia é a tentativa de assegurar a propriedade intelectual dos conteúdos produzidos pelas mídias tradicionais, frente ao avanço da Internet. "A liberdade que caracteriza a web não deve significar a ausência completa de normas e o desrespeito a leis já existentes para outros meios", declarou o presidente da Abert, Daniel Slaviero, em nota divulgada pela associação.
Outro ponto delicado para as empresas de comunicação, e que está citado na Declaração de Hamburgo, é o equilíbrio econômico e financeiro das companhias jornalísticas. A circulação gratuita de conteúdos na Internet, produzidos pelas empresas tradicionais preocupa o setor e pode colocar em xeque o modelo de negócios em vigor. A qualidade do material veiculado pela web também é posta em dúvida pelas empresas de comunicação, principalmente com relação aos conteúdos jornalísticos. "Esta é uma atividade que requer especialização e altos investimentos, por isso, não se pode prescindir de regras que resguardem as empresas que atuem no setor", ressaltou Slaviero.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!