Interchange entra no mercado de m-payment

A Interchange, empresa que tem como acionistas a EDS, Unibanco, Citibank e ABN, está lançando um sistema de autorização via celular para disputar o mercado de m-payment no País. A empresa atua na área de gerenciamento on-line de transações financeiras e está fazendo testes com um grande varejista para a substituição do cartão plástico pelo pagamento móvel. A rede de lojas prevê oferecer essa opção aos clientes no primeiro trimestre de 2008.
?A previsão é de que até 2010, o volume de adeptos ao m-payment seja de 10 milhões, e nós esperamos atender cerca de 40% destes usuários até esta data", afirma André Sonnenburg, diretor da área de desenvolvimento de novos negócios da Interchange. Segundo o executivo, a idéia não é concorrer com os cartões de crédito, mas atingir o mercado de cartões sem bandeira. ?Grandes lojas de varejo têm seus próprios cartões de pagamento, que representam um volume até maior que os cartões de crédito. O objetivo é liberar o lojista do custo da produção, envio e gerenciamento do cartão de plástico que pode ser substituído por uma autorização de débito via SMS, pelo celular?, explica Sonnenburg. Ele admite, no entanto, que a Interchange não descarta prestar serviços para as grandes operadoras de cartão de crédito no futuro. Hoje o mercado de cartões sem bandeira é avaliado em 112 milhões no País ante 78 milhões de cartões de crédito.
Ao contratar o serviço da Interchange, o lojista recebe um software que pode ser instalado no POS (terminal de cartão) ou PC da loja. Quando o usuário faz uma compra, tem seu telefone celular cadastrado, insere uma senha e recebe, via SMS, a autorização da compra pela loja que faz o débito conforme o contrato com o cliente. A comunicação da loja com a operadora e o cliente é realizada pela Interchange via rede GPRS ou X-25, com link dedicado. O cliente não tem custo adicional porque apenas recebe o SMS. No caso do SMS demorar, o usuário recebe uma mensagem de voz, por meio de uma URA, autorizando a compra. Segundo o Sonnenbrug, o sistema permite uma economia de 25% em todo o processo para o lojista comparado ao gerenciamento do cartão.

Notícias relacionadas
Além dos grandes varejistas e empresas de cartão de crédito outro mercado interessante para a Interchange é o de entregas de mercadorias (delivery).
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 10% das 50 bilhões de transações financeiras até 2010 serão realizadas em aparelhos móveis, como celulares, smartphones e PDAs. Esse percentual é correspondente a toda a movimentação que passa pelos caixas físicos das agências bancárias hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!