TV paga do Norte e do Centro-Oeste começa a receber mensagens de alerta

Os usuários de TV por assinatura de 11 estados das regiões Centro-Oeste e Norte do País passarão a contar a partir da próxima segunda-feira, 18, com o serviço de alerta de desastres relacionados a alagamentos, enxurradas, deslizamento de terra, vendavais e chuvas de granizo, entre outros. O projeto, coordenado pela Anatel em conjunto com as operadoras e os órgãos de Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), estabelece que o envio das mensagens é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil nacional, dos estados e municípios. Cabe às prestadoras viabilizar a disponibilidade da ferramenta de envio dos alertas.

De acordo com informações da Anatel, o recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (Net), Nossa TV, Oi, Sky e Vivo nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Até o final do ano estará implantado na região Nordeste, completando a disponibilidade em todo o País.

Funcionalidade

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O cliente receberá a mensagem de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar. Não é necessário cadastro por parte dos assinantes indicando interesse em receber as notificações de emergência pela TV paga, nem é possível bloquear o recebimento das mensagens. Os usuários serão informados sobre o início das notificações por meio da mídia e, também, pelo envio de mensagens pop-up com os dizeres: "DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!".

A notificação de desastres naturais, via TV por assinatura, é complementar ao encaminhamento de alertas por mensagem de texto (SMS), para as ocorrências mais graves. O projeto de nacionalização do envio de alertas de emergência via SMS foi concluído em 2017. Ao total, foram disparadas mais de 700 milhões de mensagens para 6,7 milhões de clientes da telefonia móvel de todo o País, entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019.  

A exemplo de países referência em comunicações de emergência em situações de preparação e respostas a desastres, esta nova ferramenta foi integrada em uma arquitetura funcional única. Dessa forma, o técnico da Defesa Civil no momento da emissão do alerta determina o conteúdo, a abrangência geográfica e os canais de comunicação (SMS e TV por Assinatura) a serem utilizados. (Com assessoria de imprensa)

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