Schroeder: Oi já se mostra rentável, mas concluir RJ é fundamental

Tentando focar no desempenho operacional com o registro de lucro – pela primeira vez desde o terceiro trimestre de 2015 -, a Oi ressaltou durante a teleconferência realizada nesta terça-feira, 14, que o resultado mostra o potencial da companhia, mas ainda há um caminho pela frente e é necessário "virar a página" da Recuperação Judicial. O presidente da empresa, Marco Schroeder, destacou que "os resultados mostram que a operação da Oi é rentável, mas a conclusão da RJ é fundamental para a companhia mudar o patamar estrutural" de rentabilidade e lucratividade, inclusive diante da necessidade de mais investimentos.

Outro aspecto apontado foi a geração de caixa positiva no terceiro trimestre (R$ 287 milhões), mas com alguns fatores que podem influenciar esse desempenho. De acordo com o diretor financeiro da companhia, Carlos Brandão, o primeiro semestre costuma ser de maior pressão no setor de telecomunicações por conta do pagamento de taxas reguladas e impostos (especialmente o Fistel, pago no final de março), enquanto a segunda metade do ano tem um prospecto mais positivo. "E olhando para o quarto trimestre, esperamos algo melhor, mas com algum impacto no pagamento de credores", declara.

A empresa já acertou com 27 mil credores, pagando um crédito total de aproximadamente R$ 196 milhões. O programa continua com o adiamento da assembleia geral de credores, agora prevista para o dia 7 de dezembro.

Notícias relacionadas

RJ no horizonte

Marco Schroeder destacou ainda os próximos passos da companhia até a AGC. "Obviamente imagino que (o adiamento da assembleia) seja na busca de consenso, no sentido que tenhamos um plano com maior suporte possível, e o tempo tem que ser muito bem usado para buscar um plano equilibrado", diz. A intenção, como o executivo ressaltou diversas vezes, é "aprovar o plano e virar a página o quanto antes".

Schroeder procurou minimizar ainda o risco de uma eventual intervenção da Anatel na Oi. Ele diz que esse é um cenário "extremado" e impossível de vislumbrar. "Neste momento, é um cenário inexistente."

Sobre a conversa com investidores chineses, o executivo deixou claro que, embora tenham se reunido, não há ainda alguma proposta formal ou sinal de que uma transação ocorra. Ele acredita que é necessário primeiro chegar a um acordo entre credores e acionistas, e só então buscar investidores. "Talvez em um segundo momento seria interessante a empresa estar com esses e outros investidores estratégicos", afirma. E diz que o interesse deixa claro a relevância e o potencial da Oi no mercado. "A companhia já exerce função estratégica no mercado e pode passar a ter papel ainda mais relevante, como na expansão da banda larga", avalia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi não está morta! Mas precisa se resolver com os acionistas e com a ANATEL para voltar a investir e brigar com força pelo 4G e banda larga.

  2. A Oi precisa investir na rede móvel, principalmente na 4G 700 Mhz, comprar essa frequência onde ela não participou do leilão. Está perdendo espaço no mercado com as grandes operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!