Vendas mundiais de celulares caem 3% e de smartphones crescem 47%

As vendas mundiais de celulares atigiram a marca de 428 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 3,1% em relação ao mesmo período de 2011, de acordo com dados divulgados pelo Gartner nesta quarta-feira, 14. A venda de smartphones representou 39,6% do total e registrou um crescimento de 46,9%, totalizando 169,2 milhões de unidades comercializadas entre julho e setembro.

Notícias relacionadas
A Samsung manteve a liderança no ranking dos fabricantes de celulares no período, com 22,9% de participação de mercado e 97,9 milhões de equipamentos vendidos, o que representa um crescimento de 18% em relação a igual trimestre de 2011. Em seguida está a Nokia, com 19,2% de market share e 82,3 milhões de unidades vendidas, mas com queda de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Apple aparece na terceira posição, com 5,5% de quota de mercado e 23,5 milhões de dispositivos comercializados, o que representa um aumento de 36% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

Para analistas da consultoria, a Samsung se beneficiou da forte demanda por sua linha Galaxy, nas diferentes faixas de preço, ainda aumentou a diferença em relação à Apple no mercado de smartphones, vendendo 55 milhões de unidades no terceiro trimestre e obtendo 32,5% de participação no mercado global de smartphones no período. Porém, com o lançamento do iPhone 5 em outros países no quarto trimestre, incluindo a China, e a chegada das festas de fim de ano, o Gartner avalia que a Apple terá um período mais forte em vendas. O mercado de smartphones foi dominado pela Apple e Samsung, que juntas foram responsáveis por 46,5% do segmento.

Mesmo com o declínio do mercado de celulares, o analista principal da pesquisa do Gartner, Anshul Gupta, avalia que a demanda por esses aparelhos tende a aumentar. "Depois de dois trimestre consecutivos de queda nas vendas de telefones móveis, a demanda melhorou tanto nos chamados mercados maduros quanto emergentes. Na China, as vendas de celulares cresceram impulsionadas pela demanda por smartphones. Nos mercados maduros, vimos a substituição de celulares comuns em razão do enorme número de smartphones lançados no trimestre."

Sistemas operacionais

Em relação aos sistemas operacionais para dispositivos móveis, o domínio do mercado se manteve com o Android, do Google, com 122,4 milhões de unidades vendidas, um expressivo crescimento de 102,6% em relação ao terceiro trimestre de 2011. A participação de mercado do Android saltou de 52,5% para 72,4%. Os aparelhos com o sistema operacional da Apple, iOS, totalizaram 23,5 milhões de unidades vendidas, 36% a mais que no mesmo período do ano anterior. A participação de mercado, porém, caiu de 15% para 13,9%. Em terceiro lugar está o sistema operacional da RIM, com 8,9 milhões de unidades vendidas, um declínio de 29% na mesma base comparação, enquanto sua participação de mercado passou de 11% para apenas 5,3%. O Windows Mobile, sistema operacional da Microsoft, aparece em sexto lugar, com 4,05 milhões de aparelhos embarcados e um crescimento de 138% em relação ao terceiro trimestre anterior. Sua participação de mercado também cresceu, de 1,5% para 2,4%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!