Em entrevista ao TELETIME, o head de enterprise da ConnectoWay, Paulo Frosi, afirmou que há uma crescente demanda por redes privativas. De acordo com ele, essa tendência ocorre à medida que as organizações buscam maior controle sobre as próprias infraestruturas de conectividade.
Segundo Frosi, esse movimento reflete o desejo das empresas de reduzir a dependência externa. "Cada vez mais, as organizações manifestam o desejo de exercer poder sobre a própria rede, sem depender de um terceiro", destacou.
De acordo com o executivo, o setor de energia é um exemplo dessa tendência, com empresas adotando redes privativas baseadas em LTE para aprimorar a conectividade em áreas de geração de energia.
Além do setor privado, Frosi observou um aumento de projetos de redes privativas no setor público. "Alguns estados estão construindo redes, desde a camada de fibra até a camada IP e a camada de cibersegurança, buscando soluções integradas", disse ele.
Além disso, Frosi acrescentou que gestores públicos estão focados em soluções de longo prazo para essas redes, com contratos duradouros que garantam a sustentabilidade e a eficiência das infraestruturas de conectividade voltadas ao atendimento das necessidades do setor público.
Veja a entrevista completa: