Em entrevista para TELETIME, a presidente da ConectarAgro, Paola Campiello, destacou o crescimento da conectividade no campo nos últimos seis meses. Os dados do Indicador de Conectividade Rural (ICR), desenvolvido pela própria ConectarAgro em parceria com a UFV, mostram que o País tem 23,8% área disponível para uso agrícola, atualmente, com cobertura 4G e 5G. Em abril, o percentual era de 19%.
O crescimento, em sua opinião, deve-se à atualização dos dados, mas especialmente à conexão de rodovias. A conectividade nas regiões agrícolas tem crescido como consequência dos projetos das operadoras de conexão das estradas.
Sobre outros meios de conexão, a executiva afirmou que "hoje o Indicador não abrange as conexões via satélite, mas já endereçamos para a associação a avaliação para incrementar os dados de satélite e de rede privativa".
Ela também defendeu o caráter social da cobertura no campo. "Para nós faz todo sentido apoiar a cobertura no campo para podermos promover inclusão social e retenção de mão de obra. Se eu levo tecnologia no campo, faço um letramento digital, tento manter o produtor ou operador trabalhando no campo, podemos transformar nosso País", argumenta.
Veja a entrevista completa, disponível no canal da TELETIME no Youtube: