A Nokia foi anunciada como uma das fornecedoras para redes de acesso (RAN) 5G no projeto de rede compartilhável das operadoras móveis japonesas KDDI e SoftBank. Em junho, a Ericsson já havia sido anunciada na iniciativa.
O RAN sharing será possível a partir de uma solução de Multi-Operator Radio Access Network (MORAN), ou rede de acesso para múltiplos operadores. Segundo a Nokia, a tecnologia permitirá que KDDI e SoftBank mantenham separados o core (núcleo) 5G da rede de cada uma.
Dessa forma, apenas as estações rádio base e a infraestrutura de acesso serão compartilháveis entre a dupla de concorrentes asiáticas. A expectativa é que haja redução de custos e maior velocidade de cobertura 5G com os equipamentos, que também operam em LTE (4G) e com compartilhamento dinâmico de frequências (DSS).
Atualmente, a KDDI é a segunda colocada no mercado móvel japonês, com 60,5 milhões de acessos ao fim junho de 2021; já a SotfBank Mobile vinha em seguida, somando 46,1 milhões de clientes. A líder em market share no país é a NTT DoCoMo, com 82,9 milhões.