Publicidade
Início Newsletter Google lança roteador WiFi Mesh no Brasil de olho em parceria com...

Google lança roteador WiFi Mesh no Brasil de olho em parceria com operadoras

Roteador Google Wifi. Foto: Divulgação

O Google está trazendo ao Brasil o seu roteador com tecnologia Mesh, que expande o sinal do WiFi de maneira transparente – isto é, sem que o handoff entre pontos de acesso seja sentido pelo usuário. O Google Wifi foi anunciado nesta quarta-feira, 13, mas já está disponível para a venda nas principais redes do varejo. E aí está uma questão com a qual a empresa precisará lidar: como chegar ao usuário final. 

A estratégia da empresa é de oferecer uma experiência mais simples na hora de lidar com o roteador, seja na instalação, configuração ou mesmo na experiência, com desempenho da tecnologia Mesh. Mas a última milha sem fio da banda larga é um terreno no qual as operadoras já competem ao ofertar o WiFi já no modem, e inclusive com serviços de extensão da rede por tecnologia Mesh cobrados a parte. 

Procurado pelo TELETIME, o Google respondeu, por meio de assessoria de imprensa, que já há parcerias com as teles. “Temos conversado com os principais provedores de serviços de internet do Brasil. A partir do lançamento do Google Wifi, algumas empresas já terão o produto disponível para oferecer aos seus clientes. E estamos prontos para estabelecer parcerias ainda maiores no futuro.”

Notícias relacionadas

Isso pode fazer a diferença no sucesso do roteador no Brasil. Comprando individualmente, é possível adquirir o aparelho por R$ 999 a unidade, ou um kit com três unidades por R$ 1.999. Embora um roteador dedicado possa oferecer uma qualidade de acesso melhor, é um preço premium para atrair o consumidor. 

Por outro lado, para as operadoras há interesse de melhorar essa experiência no acesso, uma vez que ainda há muitas reclamações sobre a banda larga que são, na verdade, referentes à má qualidade da rede WiFi interna nas residências. Vale destacar que o Google Wifi tem uma função que permite gerenciamento remoto da rede por parte do provedor de Internet.

Tecnologia

O roteador conta com a tecnologia WiFi 802.11s, que é o padrão com o qual se estabelece a possibilidade de integração entre pontos de acesso via rede Mesh. No entanto, as frequências utilizadas continuam ser as tradicionais de 2,4 GHz e 5 GHz. 

A companhia não pretende comercializar produto com suporte à faixa de 6 GHz, pelo menos por enquanto. A este noticiário, o Google respondeu que não há previsão de outro produto de conectividade no Brasil no momento. “Estamos atentos ao mercado brasileiro e continuaremos desenvolvendo produtos que atendam às demandas locais para oferecer a melhor experiência no uso da internet.” A Anatel liberou em fevereiro todo o espectro disponível nessa faixa para uso não licenciado.

Uso

Com um ponto de acesso do Google Wifi, é possível ter uma cobertura de até 110 metros quadrados. Combinando com outros dois pontos para criar a rede Mesh, essa cobertura chega a 330 m2. Os aparelhos podem ser gerenciados pelo aplicativo Google Home, e a promessa é de instalação fácil. Nas unidades enviadas para testes, foram necessárias algumas tentativas – o próprio app recomenda reiniciar o modem da operadora caso não seja possível obter a conexão de primeira.

O aplicativo ainda permite testar a velocidade da Internet, com indicativo simples de capacidade de download e upload, mas sem as informações tradicionais de serviços como Speedtest, que oferecem também dados de latência e perda de pacotes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile