Publicidade
Início Newsletter Finep abre linhas de crédito para projetos de 5G

Finep abre linhas de crédito para projetos de 5G

A Finep lançou nesta quinta-feira, 14, nova linha de financiamento reembolsável para investimentos na ecossistema de quinta geração. Batizada de Finep 5G, a linha de crédito utiliza recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). O prazo de carência pode ser de até 36 meses, e o total de pagamento, até 240 meses.

As taxas variam de acordo com a linha automática a ser escolhida. A linha 1 contempla projetos de desenvolvimento de tecnologia para a infraestrutura, além de novos produtos e serviços 5G. Neste caso, as taxas variam de 2,3% a 3,5% ao ano, conforme perfil da empresa, do projeto e do risco da operação. 

Já para a linha 2, direcionada a redes 5G propriamente ditas, a submissão de propostas será de acordo com o leilão promovido pela Anatel no próximo dia 4 de novembro. Assim, endereçará implantação dos projetos dos proponentes vencedores, mas contemplando ainda o mercado secundário de espectro e mesmo a instalação de redes 5G privadas, desde que utilizando tecnologia nacional. As taxas são de 2,8% a 3,5% ao ano, conforme risco da operação. 

Notícias relacionadas

Em comunicado, o diretor de inovação da Finep/MCTI, Otavio Burgadt, as linhas de crédito pretendem apoiar, “com ótimas condições”, a estruturação do mercado e do ecossistema de 5G no País. Isso seria possível “focando tanto no apoio aos fornecedores nacionais de tecnologias para a infraestrutura de Telecom, como no apoio à instalação das redes 5G, desde que com a utilização de tecnologias nacionais”.

A empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações disponibilizou um site com as informações sobre o Finep 5G. Clique aqui para acessar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile