Publicidade
Início Newsletter Anatel esclarece condições de renúncia de espectro para leilão do 5G

Anatel esclarece condições de renúncia de espectro para leilão do 5G

Espectro Foto: Pixabay

A área técnica da Anatel precisou esclarecer um ponto do edital do 5G: a renúncia de frequências. Operadoras que ultrapassarem o limite de espectro (spectrum cap), conforme a Resolução nº 703/2018, durante o leilão, poderão apresentar por escrito o documento. Caso contrário, o lance pelo lote poderá ser desclassificado.

Em reunião da Comissão Especial de Licitação (CEL) nesta quinta-feira, 14, o presidente do grupo, o superintendente de competição Abraão Balbino, colocou em pauta a previsão da faculdade da apresentação da renúncia de autorizações de uso de subfaixas de frequência detidas pela prestadora e que, somada ao espectro adquirido no leilão, excedam os limites impostos no edital ou na regulamentação. 

Assim, ficou decidido na reunião que a apresentação das renúncias deverá ser realizada após a fase de julgamento das propostas, a cada lote. O recebimento e o processamento dessas renúncias durante a sessão de abertura, análise e julgamento das propostas de preço diretamente pela CEL obedecerão às mesmas premissas atualmente seguidas pelo Conselho Diretor da Anatel, que são:

Notícias relacionadas
  • a renúncia deve considerar a mesma subfaixa do espectro outorgada no lote da licitação originária, não sendo permitido o particionamento da subfaixa outorgada; e
  • a renúncia deve se dar relativamente à área de prestação de cada lote da licitação originária, não se permitindo o particionamento da área de prestação do lote ofertado no certame original. 

Caso ocorra de uma operadora não apresentar assinatura de renúncia, mas que se evidencie a extrapolação dos limites de espectro, haverá desclassificação da proposta pelo lote. Com isso, será considerado como situação de desistência, e a proponente será submetida à execução da garantia de manutenção de proposta, além de sanções estabelecidas no edital. 

Ainda considerando que ocorra esse tipo de irregularidade, o lote será adjudicado à segunda classificada pelo valor inicialmente ofertado. No caso de haver mais de duas proponentes, vence a segunda classificada pelo valor do último lance por ela ofertado e anterior à renúncia da terceira colocada de apresentar proposta de preço substitutiva.

O tempo para a apresentação das renúncias durante a sessão da abertura dos envelopes é exíguo: apenas cinco minutos. Assim, a CEL sugere que as empresas se preparem com um modelo de petição de renúncia, que pode ser acessado clicando aqui. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile