CCJ do Senado aprova projeto que autoriza TAC entre teles e Anatel

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 14, projeto que abre às prestadoras de serviço de telecomunicações a possibilidade de firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Anatel para evitar multa por atuação considerada irregular. Os senadores acataram substitutivo do relator, senador José Maranhão (PMDB-PB), ao PLS 141/2013.

De acordo com o texto, estará livre de qualquer compromisso adicional a prestadora que se propuser a firmar TAC antes da decisão de primeira instância nos processos administrativos para apuração da conduta irregular. No entanto, ficarão fora da possibilidade de acordo empresas que tiverem agido de má-fé ou já descumprido acordo semelhante. Nesse caso, a proibição deverá valer por quatro anos, contados da data em que a prestadora for declarada reincidente no descumprimento do termo firmado.

O relator modificou o projeto original para determinar que não será firmado TAC antes do pagamento de 10% do valor da multa, quando já estabelecida em primeira instância. O autor, ex-senador Vital do Rêgo, estabelecia o pagamento mínimo de 20% da multa. A proposta segue para exame da Câmara dos Deputados. Atualmente a Anatel já tem uma regulamentação específica sobre o tema que propõe procedimentos semelhantes.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!