HP cria programa para acelerar adoção de virtualização em redes de operadoras

A HP anunciou que diversas operadoras de telecomunicações globais vão integrar o Programa OpenNFV, voltado a acelerar o uso da tecnologia de virtualização nas redes, permitindo-lhes oferecer novos serviços aos seus clientes de forma mais rápida, reduzindo gastos operacionais e de capital.

Notícias relacionadas
Os parceiros de tecnologia Programa OpenNFV HP incluem Intel, 6Wind, Brocade, Genband, a startup mobile Israel Móvel & Media Association, Mellanox Technologies, Spirent, operadora coreana SK Telecom e Wind River. "O Programa OpenNFV HP foi concebido para ajudar a indústria de telecomunicações a acelerar aplicações inovadoras e lançamento de novos serviços, como M2M, Internet das Coisas e, ao mesmo tempo, trazer redução de custos no gerenciamento e ampliação das redes", disse Werner Schaefer, vice-presidente de Funções de Rede de Virtualização da HP, que veio ao Brasil nesta segunda-feira, 13, para estabelecer contatos com o mercado local.

Ele citou como exemplo a grande base de celulares pré-pagos no Brasil, cujas receitas por linha são baixos. Nesse caso, os custos de gerenciamento podem ser reduzidos com a adoção da virtualização, trazendo maior competitividade de mercado.

"Com mais de 20 provas de conceito de projetos de virtualização em andamento, estamos bem posicionados para compreender e apoiar os clientes em sua jornada para modelos de entrega baseados em nuvem, dentro de padrões abertos OpenStack", disse Schaefer.

Essas provas de conceitos podem ser realizadas no OpenNFV Labs, laboratórios de testes criados pela HP, em parceria com Intel. Eles incluem uma gama de ambientes de aplicações específicas, bem como um catálogo de provas completas de conceito, para desenvolvimento de aplicações para cloud-enabled. Exemplos que podem ser testados incluem infraestrutura como serviço, plataforma de rede virtual como um serviço, núcleo de virtualização de rede, entre outros.

Existem laboratórios OpenNFV em Fort Collins e Houston, nos EUA; Grenoble, França. Em breve novos laboratórios serão construídos em colaboração com Israel Móvel & Media Association, em Tel Aviv e SK Telecom, em Seul, Coreia do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!