Vodafone completa aquisição da Kabel Deutschland

A oferta pública da Vodafone pela Kabel Deutschland Holding (KDH) na Alemanha foi finalmente completada nesta segunda-feira, 14. Dessa forma, a operadora britânica passa a ter 76,57% do capital da KDH. Em junho, quando a transação foi anunciada, o valor pela aquisição era de 7,7 bilhões de euros. A Vodafone reiterou em comunicado a intenção de "entrar em acordo de dominação, lucro e transferência de perdas com a KDH", confirmando ainda que a discussão com os acionistas já teria começado. O desafio agora será provar que tem capacidade para integrar as operações de forma a compensar a aquisição.

Notícias relacionadas
A compra da Kabel Deutschland visa fortificar com a infraestrutura e atuação em linhas fixas da empresa a divisão alemã da Vodafone, que, por sua vez, foi conseguida com a antiga operadora Arcor. A combinação das duas irá resultar em uma empresa com 11,5 bilhões de euros em receitas, além de uma base de 32,4 milhões de acessos móveis, 5 milhões de conexões de banda larga e 7,6 milhões de acessos de TV por assinatura. Após a transação, a operadora alemã ainda espera um aumento na receita por conta da sinergia de cross-selling e lealdade de consumidor em um valor líquido acima de 1,5 bilhão de euros. Os custos de integração são estimados em 300 milhões de euros em quatro anos.

No entanto, a transação pode ser um tiro pela culatra para a Vodafone. De acordo com o site o Mobile World Live, a analista da Sanford C. Bernstein, Robin Bienenstock, afirma que a aquisição é "mais provável que se prove disruptiva e com valor destrutivo do que a companhia esperava". Robin analisa que a Vodafone não teria um gerenciamento adequado para integrar os produtos fixos com os móveis, pois o backoffice na Alemanha estaria limitado para o legado em cobre da antiga Arcor, em detrimento à rede de fibra da Kabel Deutschland. "Vemos as sementes de um desastre", alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!