Os telefones celulares com entrada para mais de um SIMcard viraram definitivamente uma mania no Brasil. Em agosto deste ano, esse tipo de aparelho respondeu por 17,5% das vendas no País. No acumulado entre janeiro e agosto, a participação foi de 12,2%. Para se ter uma ideia do crescimento, no mesmo período do ano passado os aparelhos multi-SIMcard representaram apenas 2,3% das vendas no Brasil. Os dados são de pesquisa da GfK.
Uma das explicações para o aumento da participação de terminais multi-SIMcard está na abertura das operadoras móveis brasileiras a esse tipo de produto este ano. TIM e Oi foram as primeiras a incluí-lo em seus portfólios. Antes esses handsets eram encontrados apenas em lojas de redes varejistas.
Também contribuiu a entrada da Nokia nesse mercado. A companhia finlandesa foi a última a aderir à moda dentre os grandes fabricantes mundiais. Seus primeiros modelos dual-SIMcard chegaram ao Brasil em junho deste ano. Em agosto, a Nokia respondeu por 8% das vendas desse segmento no País. No mesmo mês, a Samsung teve uma participação de 28,3%; seguida por LG (18,1%), Motorola (16,5%) e ZTE (13,5%).
De acordo com os dados da GfK, ao todo, somando aparelhos multi-SIMcard e uni-SIMcard, foram vendidos entre janeiro e agosto deste ano 35,1 milhões de telefones celulares no Brasil. Isso representa um crescimento de quase 13% frente ao mesmo intervalo do ano passado, quando foram comercializados 31,1 milhões de handsets.