Publicidade
Início Teletime M1nd lança monitoração móvel em vídeo de 360 graus

M1nd lança monitoração móvel em vídeo de 360 graus

A desenvolvedora carioca M1nd Lab criou um serviço de transmissão de vídeo ao vivo em 360 graus por meio de 12 câmeras instaladas em uma moto e controladas remotamente. O "Moto Eye", como foi batizado, tem como público alvo inicial órgãos públicos de segurança, defesa civil e engenharia de tráfego. A solução está pronta para ser entregue e será apresentada a prefeituras de algumas capitais em breve.
O equipamento instalado em motos lembra um pouco aquele do Google Street View: as 12 câmeras ficam dentro de uma redoma de vidro. O vídeo é transmitido usando modems 3G com múltiplos simcards de várias operadoras móveis, de forma a aumentar a velocidade do tráfego de dados e evitar a perda de sinal. A grande inovação do Moto Eye é o fato de o vídeo ser controlado remotamente a partir de computadores ou mesmo smartphones conectados à internet. Um servidor instalado na M1nd recebe as imagens em tempo real e as retransmite para o centro de operações do cliente através de um link de fibra óptica ponto a ponto. Lá, por meio de um aplicativo no computador, operadores podem controlar o que querem ver dentro daquela captação em 360 graus. No caso de smartphones, é preciso instalar um aplicativo especial no aparelho. Os vídeos são transmitidos a uma taxa de 30 frames por segundo. As câmeras permitem zoom óptico de até 60 vezes, também controlado remotamente. O equipamento é à prova d´água.
"Com uma moto é possível chegar rapidamente a qualquer local da cidade", comenta Alberto Magno, presidente da M1nd. Uma versão acoplada a capacetes para uso por bombeiros em situações de salvamento também estará disponível.

Notícias relacionadas
A princípio, o modelo de negócios da M1nd é vender o serviço, não o equipamento. Mas a empresa está aberta a discutir outras alternativas com os potenciais clientes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile