M1nd lança monitoração móvel em vídeo de 360 graus

A desenvolvedora carioca M1nd Lab criou um serviço de transmissão de vídeo ao vivo em 360 graus por meio de 12 câmeras instaladas em uma moto e controladas remotamente. O "Moto Eye", como foi batizado, tem como público alvo inicial órgãos públicos de segurança, defesa civil e engenharia de tráfego. A solução está pronta para ser entregue e será apresentada a prefeituras de algumas capitais em breve.
O equipamento instalado em motos lembra um pouco aquele do Google Street View: as 12 câmeras ficam dentro de uma redoma de vidro. O vídeo é transmitido usando modems 3G com múltiplos simcards de várias operadoras móveis, de forma a aumentar a velocidade do tráfego de dados e evitar a perda de sinal. A grande inovação do Moto Eye é o fato de o vídeo ser controlado remotamente a partir de computadores ou mesmo smartphones conectados à internet. Um servidor instalado na M1nd recebe as imagens em tempo real e as retransmite para o centro de operações do cliente através de um link de fibra óptica ponto a ponto. Lá, por meio de um aplicativo no computador, operadores podem controlar o que querem ver dentro daquela captação em 360 graus. No caso de smartphones, é preciso instalar um aplicativo especial no aparelho. Os vídeos são transmitidos a uma taxa de 30 frames por segundo. As câmeras permitem zoom óptico de até 60 vezes, também controlado remotamente. O equipamento é à prova d´água.
"Com uma moto é possível chegar rapidamente a qualquer local da cidade", comenta Alberto Magno, presidente da M1nd. Uma versão acoplada a capacetes para uso por bombeiros em situações de salvamento também estará disponível.

Notícias relacionadas
A princípio, o modelo de negócios da M1nd é vender o serviço, não o equipamento. Mas a empresa está aberta a discutir outras alternativas com os potenciais clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!