Publicidade
Início Teletime TV por assinatura e banda larga estancaram queda de receitas da rede...

TV por assinatura e banda larga estancaram queda de receitas da rede fixa da Portugal Telecom

A Portugal Telecom talvez seja um dos melhores exemplos do caminho que as operadoras de telecomunicações estejam adotando para estancar a perda de receitas na rede fixa. Segundo o presidente da operadora, Zeinal Bava, que veio ao Brasil esta semana e falou na sessão de abertura da Futurecom, o caminho da empresa foi investir em TV por assinatura e em banda larga. "Como incumbent, percebemos que era impossível concorrer apenas com preço. Era preciso diversificar”, argumentou Bava em relação à nova estratégia, com foco no triple play. Após a adoção dessa estratégia, a Portugal Telecom voltou a ver sua rede fixa crescer em receita e o número de desconexões caiu a um terço do que era antes da estratégia.
A Portugal Telecom está agora dando dois novos passos: a diversificação da rede de fibras e a oferta dos mesmos conteúdos por Internet, TV paga e celular.
A PT comemora o crescimento do interesse em vídeo on demand, que já representa 15% do negócio de TV por assinatura da empresa em seu país de origem. No mercado total de TV paga em Portugal, a PT tem hoje 20% de participação e pretende elevar esse percentual para 50% nos próximos dois ou três anos.

Notícias relacionadas
A aposta bem sucedida nos serviços de vídeo foi usada por Bava como argumento para que as teles no Brasil apostem na diversificação de plataformas. Segundo o executivo, o crescimento no novo ramo garantiu uma reversão das perdas registradas com a queda nos serviços de voz, tendência que afeta todas as empresas de telecomunicações no mundo.
A operadora planeja agora a expansão da rede de acesso FTTH e planeja ter, até o final do ano, 30% dos clientes cobertos por esse tipo de acesso. "A TV por assinatura e a banda larga fizeram nossa rentabilidade crescer e isso convenceu os acionistas de que o investimento em fibras valia a pena". Bava disse, durante sua apresentação na Futurecom, que acontece esta semana em São Paulo, que a Portugal Telecom espera que muito antes de 2018 os usuários já demandem conexões de 1 Gbps, e isso só pode ser entregue com uma rede de acesso óptica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile