TVRO: Embratel vai espelhar 70 canais na banda Ku a partir de abril de 2022

Mesmo sem a garantia de que será escolhida para receber os canais de TV que devem sair da banda C com a limpeza do 3,5 GHz para o 5G, a Embratel (parte do grupo Claro) vai espelhar 70 canais na banda Ku a partir de abril de 2022.

A informação foi compartilhada pelo diretor de vendas da empresa, Guilherme Saraiva, durante webinar no Painel Telebrasil 2021. Para tal, a empresa se valerá do recém-lançado Star One D2 para iniciar as demonstrações de migração dos sistemas TVRO.

Saraiva admitiu que espelhar os canais pressupõe "certo risco", visto as indefinições sobre empresas que serão escolhidas para viabilizar a mudança. Em paralelo, o executivo também mostrou otimismo diante de avanços no processo.

Notícias relacionadas

Uma das razões é um protótipo desenvolvido ao lado da Century que deve permitir a migração sem necessidade de troca da antena parabólica, mas apenas do alimentador. "Nossa proposta da posição de 70 graus tem essa vantagem", afirmou Saraiva.

Novos desafios

Diretor executivo da Abert (que representa as radiodifusoras), Cristiano Flores comemorou que a discussão esteja caminhando para uma solução após anos de debates – que, segundo ele, culminaram no reconhecimento da importância da TVRO.

Agora, as atenções se voltam à entidade (a EAF) e ao grupo de trabalho (o Gaispi) que vão tirar do papel a limpeza do 3,5 GHz e demais exigências previstas no edital de 5G. "Vai ser mais complexo, pela quantidade de atores e políticas públicas envolvidas. Na fase executiva, a obrigação vai ser produzir consensos", afirmou Flores.

4 COMENTÁRIOS

  1. Ixi, a Century quer manter a velha parabólica gigante telada ! Espero poder tirar esse trambolho do telhado e instalar uma antena de chapa de 60 cm ou 75 cm.

    • Com certeza vc vai poder mudar de antena amigo, acredito que aqui o objetivo e evitar custos com a instalação de uma nova antena.

  2. A century está um pé a frente ,e para o telespectador fica a opção de trocar o lnb ou todo o conjunto.Detalhe sempre é bom economizar e a diferença na qualidade não justifica trocar a parabólica inteira.

  3. eu sou contra migracao da banda c pra ku banda ku nao aguenta chuva e sai fora do ar agora que melhorou a banda c o sinal da maioria dos canais acima de 90% de qualidade na minha antena de 2,40 agora nao preciso mais ta fazendo ajustes finos agora a embratel claro tao de parabens pelo novo satelite melhorou muito sinal das parabolicas grande s e das pequenas pra mim esse tal de 5 g nao faz falta por mim pode levar 100 anos pra colocar no brasil nao adiata 5 g se a internet movel nao e ilimitada igual a fixa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.