Setor de telecom propõe pacto intersetorial de digitalização do Brasil

Ao abrir o Painel Telebrasil 2021, nesta terça-feira, 14, o presidente da Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras de telecomunicações, e CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, propôs um pacto intersetorial de digitalização para uma coordenação efetiva dos esforços públicos e privados visando aumentar a competitividade do Brasil.

Labriola lembrou que o momento é de repensar políticas públicas criadas há duas décadas e que não trouxeram resultados efetivos; de debater uma reforma tributária que tire do setor o alto custo de impostos nas contas pagas pelo consumidor; e de se impor o desafio de levar banda larga para os menos favorecidos.

O CEO da Conexis Brasil lembrou que as operadoras de telecomunicações representam quase 4% do Produto Interno Brasileiro (PIB); empregam mais de 1 milhão de pessoas e são a infraestrutura da economia digital, tão demandada e posta à prova, com sucesso, durante a pandemia da covid-19.

Notícias relacionadas

Sobre o 5G, Pietro Labriola afirmou que a frase que orienta o Painel Telebrasil 2021 – 5G é a conexão do Brasil com o futuro – só comprova como a conectividade é primordial para o desenvolvimento econômico, social e humano do Brasil. "A vida das pessoas está sendo mudada pelo digital e estamos abertos para debater as melhores práticas por um Brasil mais digital", salientou.

A iniciativa do pacto foi endossada pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais. Segundo ele, nesse momento em que o Brasil discute o 5G, também é necessário que diferentes associações; que a indústria, que as federações de trabalhadores, as OTTs, o terceiro setor e todos os segmentos que atuam no ecossistema digital se unam para expressar a importância do setor de telecomunicações para o Brasil.

"O uso mais intensivo e mais inteligente dos mecanismos digitais traz benefício ao cidadão e aos negócios com melhores serviços e redução de custos", frisou o presidente da agência reguladora.

União digital

O pacto intersetorial também foi avalizado pelo presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, que, ao participar do Painel Telebrasil 2021, salientou a relevância das telecomunicações para pensar o futuro do Brasil e destacou o papel da transformação digital no desenvolvimento social, humano e econômico.

Pacheco observou que o bem do Brasil passa pela união de todo o ecossistema produtivo. "Temos de manter unidos as instituições e os poderes para o enfrentamento dos verdadeiros inimigos, que são a pobreza, a fome, o desemprego. Faço um apelo por uma união digital, com cada um no seu quadrado, mas trabalhando para ter no Brasil o progresso desejado", afirmou Pacheco.

O presidente do Senado Federal lembrou ainda que a pandemia da Covid-19 aumentou a desigualdade econômica e digital dos brasileiros. Pacheco exemplificou com o acesso precário dos mais pobres às aulas online. "Esse é um retrato doloroso que existe, e precisamos reverter com a colaboração recíproca entre os setores público e privado", assinalou.

Com relação à reforma tributária – uma vez que os impostos castigam o setor de telecomunicações –, Rodrigo Pacheco disse que as ideias estão sendo discutidas amplamente no Congresso Nacional e é urgente que se forjem ideias e iniciativas que permitam tornar a economia digital mais inclusiva e transformadora.

Leilão do 5G

Levar internet a 40 milhões de brasileiros ainda desconectados é o objetivo do governo com o leilão do 5G, frisou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ao participar da abertura do Painel Telebrasil 2021. "Quanto mais rápido o leilão do 5G for realizado, mais rápido esses 40 milhões de brasileiros desconectados serão incluídos no Brasil", observou o ministro.

Segundo ele, o 5G vai permitir que esses brasileiros usem a internet para estudar, trabalhar e para terem acesso aos serviços do governo. Fábio Faria afirmou que o 5G não é um programa de Governo, mas, sim, de Estado e de País. "O Brasil vai receber US$ 1,2 trilhão de investimentos nos próximos 15 anos. A maioria dos problemas de cobertura estará resolvida com o 5G. Estamos falando de inserir o Brasil na economia digital. Já perdemos muito tempo e não podemos mais ficar atrasados", postulou Faria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!