Publicidade
Início Newsletter Cronograma 5G dispara corrida contra o tempo para atualização de leis de...

Cronograma 5G dispara corrida contra o tempo para atualização de leis de antenas

A iminência do leilão de 5G e os compromissos de implementação do serviço em capitais a partir de julho de 2022 estão criando um cenário de corrida contra o tempo para atualização de legislações locais de antenas.

Durante webinar do movimento Antene-se realizado no Painel Telebrasil 2021 nesta terça-feira, 14, a situação foi destacada pela Abrintel (que representa as empresas de torres) e pela própria Conexis (das operadoras de telecom). Apesar de avanços em importantes praças, o entendimento é de urgência redobrada por conta dos prazos.

“Temos pouco tempo até implementar o 5G. Para reformar as leis, protocolar torres e colocar as antenas, um ano é muito pouco“, afirmou o presidente da Abrintel, Luciano Stutz. Segundo ele, centros urbanos como São Paulo teriam que pelo menos dobrar o número de infraestruturas.

Notícias relacionadas

“Há obrigações a serem cumpridas pelo edital e as frequências que custam muito caro. No dia seguinte que comprar, tem que implantar o serviço para que ele comece a se pagar, e isso depende do licenciamento municipal. As operadoras pretendem iniciar o 5G logo e estão correndo contra o relógio”, reiterou o diretor de infraestrutura da Conexis, Ricardo Dieckmann.

4G

No ciclo do 4G, as empresas têm reportado há anos dificuldades para implementação de novas antenas. O panorama foi explicitado pelo Ranking das Cidades Amigas da Internet, que colocou Florianópolis, Teresina, Manaus e Niterói (RJ) como algumas das mais complexas do País na área. São Paulo também é apontada como case complicado.

Uma série de medidas como a criação do próprio movimento Antene-se esperam reverter o quadro. Segundo Dieckmann, o alinhamento com entes como a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) também deve acelerar o alinhamento de cidades à lei federal. No momento, a entidade tem pautado o tema a partir do Fórum InovaCidades.

Já a existência de uma minuta de projeto de lei padrão para a revisão segue como importante aposta. Elaborado pelo governo federal e agora atualizada para comportar temas como licenciamento eletrônico, o PL pode ser adotado por cidades e mesmo estados, que quiserem ofertar um norte para seus municípios.

Isso aconteceu no Rio de Janeiro, que, segundo Luciano Stutz, é “proporcionalmente o estado mais alinhado à legislação federal”, inclusive em sua capital. “As várias camadas de governo precisam atuar de forma sincronizada”, completou Dieckmann, da Conexis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile