A operadora Chunghwa Telecom será a primeira a instalar uma infraestrutura de rede comercial com a tecnologia G.fast, que utiliza a arquitetura de fibra até o ponto de distribuição (FTTdp) e segue a transmissão dos últimos metros por xDSL sobre as redes de cobre legadas, conseguindo chegar a uma velocidade teórica de 1 Gbps.
A expectativa é de que a rede esteja operando comercialmente até o fim deste ano, com oferta de velocidades de 100 Mbps a 1 Gbps. Os testes de G.fast na Chungwa Telecom conseguiram transferências com velocidades próximas de 1 Gbps. A ideia é combinar a tecnologia de G.fast ao footprint de fibra ótica até residências e empresas (fiber-to-the-premises – FTTP), em GPON. A meta da operadora é oferecer acesso em banda ultra-larga a "dezenas de milhares de residências em Taiwan nos próximos dois anos", e atender ao plano de banda larga daquele país para levar acessos em alta velocidade a áreas rurais.
A tele taiwanesa utilizará a tecnologia da Alcatel-Lucent (ALU), que tem apostado alto no desenvolvimento de equipamentos e em testes conjuntos com operadores de todo o mundo. Ainda no ano passado, a ALU anunciou que estava trabalhando na evolução do G.fast para conseguir velocidades na casa dos 10 Gbps sobre linhas de cobre.