Rezende diz que Anatel se pronunciará sobre serviço de voz do WhatsApp em breve

O presidente da Anatel, João Rezende, voltou a dizer nesta segunda-feira, 14, que o uso do WhatsApp não é ilegal, e que a agência irá se pronunciar sobre a questão em breve. "Temos que analisar se a utilização do número é concorrente", afirmou.

As operadoras móveis reclamam que o serviço de voz do aplicativo usa o número público, sem pagar nada por isso. "A Anatel vai dar seu posicionamento no momento certo. Mas toda vez que acessa dados ou voz, o indivíduo está pagando à operadora, há um custo para o usuário quando acessa esse serviço",ressaltou Rezende, ao participar de audiência pública no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Para Rezende, o uso de aplicativos é um fato e também é discutida em outros países a questão de como fazer a tributação das empresas over-the-top (OTTs). "A equalização tributária não depende de regulação econômica" afirmou.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO


  1. Whats o que?
    Recentemente o presidente da Vivo, Amos Genish, afirmou que o aplicativo WhatsApp é "pirataria pura". Logo outras teles e o ministro das comunicações, o bancário sindicalista, Ricardo Berzoini embarcaram na lorota. O WhatsApp nada mais é que um aplicativo de mensagem similar a tantos outros como por exemplo, Skype, Messenger ou Hangouts. Todos eles usam a internet, dentro do pacote de dados oferecido pelas próprias teles. No fundo, o que incomoda o senhor Genish, são os 900 milhões de usuários do WhatsApp que obviamente preferem conversar ou enviar mensagens pelo aplicativo ao usar a moribunda linha de voz. Os tempos mudaram e ao contrário do que afirma o presidente da Vivo e endossado bovinamente pelo Berzoine, o WhatsApp utiliza o número telefonico apenas para logar, nominar e atrelar o usuário ao sistema. Quem quiser provar, basta efetuar o cadastro no WhatsApp num celular A e informar o número de um celular B. Pegue o código verificador enviado ao celular B e insira no cadastro do celular A. Esse teste prova que o WhatsApp não tem nada a ver com telefonia. Dentro das possibilidades infinitas da internet é apenas mais uma evolução tecnológica que retrógrados e apaniguados se esforçam em impedir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!