VAS representou 16,3% da receita das móveis no último trimestre

No segundo trimestre deste ano, entre abril e junho, as operadoras móveis faturaram R$ 2,8 bilhões com serviços de valor adicionado (VAS), o que corresponde a um crescimento de 54,5% em relação ao mesmo período de 2009, quando a receita foi de R$ 1,8 bilhões. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 14, pela Acision, que realiza periodicamente um estudo sobre VAS móvel na América Latina, com ênfase no Brasil, que revelou também que esse faturamento representa 16,3% das receitas das teles móveis. A média da América Latina é de 21,2%, contra 30% a 40% na Europa e Estados Unidos e 50% do Japão. A receita de VAS da Softbank, aliás, operadora móvel japonesa, já ultrapassa 50% do total e supera a de serviços de voz.
Segundo Rafael Steinhauser, presidente para a América Latina da Acision, embora o percentual de VAS do Brasil esteja abaixo de outras médias globais e pareça ser pouco, não é. "O avanço pode ser considerado positivo, uma vez que há um ano VAS representava 11,5% da receita", diz ele, que observa também que essa receita corresponde a um crescimento de 54,5% em relação ao mesmo período de 2009.
VAS

Notícias relacionadas
De acordo como estudo, a utilização de mensagens instantâneas é a que mais cresce. Por outro lado, a popularidade da música e de outros serviços de entretenimento no celular já atingiu 57% dos usuários de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre – três das cinco capitais com maior renda per capita do Brasil e que concentram 26% dos celulares do Brasil. Segundo a Acision, esse percentual foi bem superior aos 23,8% obtidos pela comScore em março passado para países europeus e os Estados Unidos. Demais serviços, como pagamento e operações bancárias pelo celular e acesso a redes sociais também têm mantido o ritmo de expansão. O SMS é o único que cresce, mas que ainda se mantém abaixo da média mundial e de outros países da América Latina.
Nos últimos três meses, o uso do SMS foi de 76%, contra 10% de instant messaging, 5% de MMS e 3% de e-mail.
Móvel supera o fixo
Esta edição do estudo, denominado Monitor Acision de VAS Móvel (MAVAM), constatou que há no País 13,9 milhões de acessos móveis, sendo 3,5 milhões de terminais de dados 3G e 10,4 milhões via aparelhos. Para aferir o uso que as pessoas fazem da Internet móvel, a pesquisa entrevistou usuários em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e descobriu que 82% a utilizam para uso pessoal, principalmente para acesso a e-mail ou navegação na web.
Por outro lado, daqueles que não utilizam a Internet móvel, 61% dizem não ver a necessidade e 42% apontam que o preço é muito alto. Por essa razão, para 40% dos entrevistados assinar um pacote de dados é a melhor forma de pagar por esse acesso. De qualquer forma, a qualidade da Internet móvel foi considerada ótima ou boa para 60% dos entrevistados, apesar da velocidade baixa ainda ser apontada como um problema.
"O congestionamento das redes é uma das causas das baixas velocidades. Alguns estudos apontam que apenas 5% dos usuários podem gerar 80% do tráfego da rede, causando problemas de conexão e velocidade aos demais usuários conectados. Existe a alternativa de cada um pagar pelo que usa, porém de acordo com o estudo, 40% dos entrevistados ainda consideram mais adequado dividir a banda igualmente entre todos os usuários", destaca Steinhauser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!