Sistema da ABR Telecom entrará em operação em 2007

A ABR Telecom (sucessora da Associação Brasileira de Roaming) pretende colocar em operação no segundo trimestre de 2007 um sistema integrado de combate à fraude unindo o maior número possível de operadoras móveis e fixas. Desde agosto está em funcionamento um projeto piloto criado pela entidade envolvendo Telemar, Embratel, Telemig Celular e TIM. ?O projeto definitivo, que incluirá as demais operadoras, está em fase final de aprovação. Nos próximos seis meses ele será desenvolvido, entrando em operação em meados do ano que vem?, informou o presidente da entidade, José Moreira.
No projeto piloto foi utilizada uma plataforma anti-fraude da HP. Para o sistema integrado com as demais operadoras será necessária uma plataforma mais robusta e com mais funcionalidades. O nome do fornecedor será divulgado em breve. ?Será um contrato de outsourcing com duração de três anos?, informou Moreira.
O principal objetivo do sistema é combater fraudes em ligações de longa distância via celular, feitas a partir de aparelhos clonados ou de linhas que sofreram fraude de subscrição. Para tanto, o sistema irá cruzar e analisar informações fornecidas pelas operadoras, como os registros de todas as chamadas. Um grupo executivo de atuação anti-fraude, formado por diretores das teles, foi criado para definir os parâmetros de alarmes que serão programados na nova plataforma.

Notícias relacionadas
Moreira ressalta que a adoção desse sistema integrado não aposenta as plataformas anti-fraude individuais de cada operadora. Essas plataformas continuam tendo papel importante no combate interno às fraudes. O presidente da ABR Telecom participou nesta quinta-feira, 14, do seminário ?Soluções para controle da evasão de recursos em telecom?, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!