Oi propõe leilão reverso para recompra de créditos

O novo aditamento ao plano da recuperação judicial proposto pela Oi traz detalhes em relação à possibilidade de pagamento de parcelas da dívida. Uma delas é o leilão reverso, que a empresa afirma que tentará com "o melhor dos esforços" realizar nos próximos anos, desde que tenha saldo em caixa suficiente.

Até 31 de dezembro de 2024, após a conclusão das rodadas exercício da obrigação de compra, a Oi tentará promover uma rodada de leilão reverso. As condições são de que a empresa tenha um caixa consolidado de no mínimo R$ 3 bilhões na época, e o valor mínimo disponível para pagamento dos créditos quirografários seja de R$ 100 milhões. Após a data, a empresa promoverá uma rodada de leilão reverso para o pagamento desses créditos com 100% do que exceder o saldo mínimo no período, bem como o valor mínimo disponível.

Os pagamentos serão efetuados somente por novos títulos de crédito emitidos pela Oi, ações de emissão das subsidiárias ou dinheiro. A definição do critério para a seleção dos vencedores do leilão reverso tomará como base o valor presente líquido (VPL) dos fluxos de pagamento futuros dos respectivos créditos, conforme previsto no Plano da RJ original. O edital de cada rodada vai prever as condições específicas, as regras, restrições, percentual máximo do VPL e o valor máximo dos créditos.

Notícias relacionadas

Ajustes

A empresa também quer o ajuste das condições aplicáveis aos empréstimos credores parceiros, alterando a razão de 1/3 para 1/2 do pré-pagamento dos créditos reestruturados conforme o plano original. Também a razão de proteção no pré-pagamento com desconto será alterada de 2x para 2,5x. Além disso, prevê esclarecer regras e condições de adesão e melhorar termos comerciais às novas linhas que serão oferecidas.

Outra novidade é a possibilidade de credores quirografários oferecerem linhas de fiança bancária em garantia. Serão em benefício da Oi, no limite dos créditos estruturados, garantindo em contrapartida a redução do desconto de pré-pagamento de 60% para 55%, a ser aplicado em cada rodada exercício da obrigação de compra e a volumes equivalentes aos oferecidos em linhas de novas garantias.

No novo aditamento, a operadora propõe regras mais claras e restritas sobre as garantias que podem ser oferecidas às linhas de financiamento que poderão ser buscadas, além daquelas previstas no plano original e ao empréstimo ponte (bridge loan) relacionado à venda da Oi Móvel. 

Entre outras propostas também trazidas na nova versão do aditivo ao plano de recuperação estão:

  • Voto em AGC: após a homologação do aditamento, a Cláusula 11.8 do plano da RJ, que trata da preservação de valor e quantidade de créditos concursais pelos credores para direito de voz, petição e voto em assembleia geral de credores, perderá efeito e deixará de vigorar em futuras AGCs. 
  • Compensação de créditos: exclui a cláusula 6.18 que tratava do tema.
  • Cessão de créditos: a empresa propõe desfazer a proposta do aditamento original, mantendo a cláusula 13.8 do Plano inalterada.
  • Dividendos: prevê restrições ao pagamento de dividendos até 31 de dezembro de 2025, em vez do aniversário de seis anos da homologação do PRJ Original (que seria em 2023).
  • Encerramento da RJ: a recuperação judicial seria encerrada no dia 30 de maio de 2022, podendo ter um (novo) pedido de prorrogação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!