Marcos Pontes: 'não temos nenhuma posição formada sobre a Huawei'

Foto: Marcos Urupá

O ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, falou nesta quarta-feira, 14, em coletiva durante o encerramento da 5ª Reunião de Ministros de Comunicações dos BRICS, que a pasta não possui nenhuma posição firmada sobre o Huawei. A afirmação veio após ser perguntado se o Brasil estaria alinhado com a política norte-americana de restrição ao uso de equipamentos para redes de quinta geração (5G) da multinacional chinesa. "Nós não temos nenhuma posição formada sobre a Huawei. Se tivermos alguma posição sobre isso, isso será tomada junto com o Presidente da República. Não nos compete ainda ter um posicionamento sobre isso", declarou.

No último sábado, 10, a empresa chinesa confirmou oficialmente que fará um aporte de US$ 800 milhões no Estado de São Paulo, a partir de 2020 até 2022, com foco no uso da tecnologia 5G. Segundo o governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), a empresa também fará investimentos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apoiando tecnologia, inovação e a academia, além de aportes na área da educação em um programa da Secretaria da Educação do governo.

A Huawei é acusada pela administração Donald Trump de espionagem industrial e fraudes, embora o governo norte-americano não tenha apresentado provas até então. A fabricante chinesa nega todas as acusações e já entrou com processo contra o governo dos EUA. Além disso, a empresa tem procurado minimizar o impacto das sanções.

Notícias relacionadas

Leilão e silêncio positivo

Perguntado sobre as críticas dos pequenos provedores ao modelo do leilão das faixas de espectro que serão usadas para a tecnologia 5G, Marcos Pontes também não quis opinar sobre o assunto. O ministro disse que a competência para verificar o melhor formato deste leilão está com Anatel, e que a agência está estudando para ver o melhor modelo que garanta a participação de todos os interessados.

Sobre o silêncio positivo (aprovação tácita para obtenção de licenças) que estava na proposta da Medida Provisória (MP) 881/2019, a MP da Liberdade Econômica, Pontes disse que está em estudo um decreto de infraestrutura para regulamentar as leis das antenas (Lei nº 13.116/2013). "Temos que trabalhar a implementação do 5G nas cidades. Por isso, estamos estudando um decreto que venha a garantir e resolver alguns pontos abordados no silêncio positivo", disse. O texto do silêncio positivo aprovado na medida provisória não saiu como o setor de telecomunicações queria. A proposta de silêncio positivo foi mantida, mas o tempo de 30 dias estabelecido anteriormente para que um órgão público se pronunciasse foi retirado. Serão os órgãos públicos que vão definir o prazo, sendo que este tempo levará em consideração a necessidade do negócio.

Economia Digital

Durante a coletiva, Marcos Pontes, juntamente com os ministros das comunicações dos países que integram o BRICS, apresentou compromissos desses governos em fortalecer a cooperação para uma economia digital forte entre as nações, focada no desenvolvimento social, econômico, inovação e compartilhamento de tecnologia. O documento apresenta seis eixos: inovação digital; segurança na economia digital; capacidade de desenvolvimento humano; transformação digital; inclusão digital e governança digital. A proposta envolve incrementar o desenvolvimento econômico e todas as suas consequências positivas a partir da economia digital e da integração tecnológica entre os países do bloco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!