Oi reduzirá Capex no ano que vem e promete aumentar produtividade

A Oi vai reduzir seu Capex anual a partir de 2014, informou o CEO da companhia, Zeinal Bava. Atualmente, a empresa investe cerca de R$ 6 bilhões por ano. "O Capex tem que estar cada vez mais alinhado com o foco em redução de churn e geração de caixa da companhia. Temos que simplificar processos, mudar atitudes na empresa", disse o executivo durante teleconferência com analistas nesta quarta-feira, 14, para comentar os resultados do segundo trimestre.

Notícias relacionadas
Parte dessa redução de Capex virá de novas diretrizes nas negociações com fornecedores. "Acreditamos ser possível garantir maior eficiência nas compras, alterando o modelo com nossos fornecedores. Eles precisam trabalhar em parceria conosco", explicou Bava.

A redução de investimento, contudo, não significa perder mercado ou piorar a qualidade do serviço, garantiu o CEO. Na verdade, a Oi pretende concentrar esforços em melhorar a produtividade nas áreas de TI, engenharia de redes e operações de campo. Nesta última, a empresa está treinando 500 técnicos por semana em um novo sistema de workflow, começando por Minas Gerais. O objetivo é aumentar a taxa de sucesso de instalações. Bava espera incrementar entre 20% e 40% a produtividade dessa área, mas reconhece que o processo é longo e que os primeiros resultados só serão sentidos em um horizonte de seis a 12 meses.

A empresa pretende melhorar também a qualidade das suas vendas, para reduzir as provisões para devedores duvidosos (PDD), que hoje giram em torno de 4,5% da receita, patamar considerado inaceitável pelo executivo.

Brasil

Apesar do resultado negativo neste trimestre e do aumento da dívida líquida, Bava demonstra otimismo em relação à operação no País. "O Brasil é uma das maiores economias globais, com uma demografia atrativa e penetração baixa de serviços de telecom quando comparado com outros países. Vemos um aumento significativo da classe média e de seu poder de compra. Continuamos a acreditar se tratar de um país com condição ímpar para o crescimento do setor. A penetração de banda larga fixa e de 3G está aquém do seu potencial. O Brasil é um país que necessita e que vai querer mais tecnologia, porque melhora a qualidade da vida das pessoas", disse Bava.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!