Cerca de 7 bilhões de smartphones serão vendidos até 2017

Com a perspectiva de venda global de 7 bilhões de novos smartphones entre 2013 e 2017 e de aumento de nada menos do que mil vezes no volume de dados trafegados por usuário até 2020, o uso combinado de espectros até então não utilizados para telefonia móvel com arquitetura inteligente de small cells é a saída para atender à tamanha pressão nas redes móveis. A opinião é do vice-presidente sênior de estratégia e operações para desenvolvimento de mercado global da fabricante de chipsets Qualcomm, William Davidson Jr.

Notícias relacionadas
O executivo, que veio ao País para planejar as ações da subsidiária para o próximo ano fiscal de 2014, trabalha com a projeção de que o mercado brasileiro será o quarto em número de vendas de smartphones até 2017, quando as conexões 3G e 4G devem chegar a 224 milhões. "As redes atuais não foram concebidas para esse uso concentrado em algumas áreas densas e agora é preciso achar um modelo diferente a partir de coberturas indoor, com implementação de dentro para fora", diz Davidson Jr. "Claro que ainda existem alguns desafios tecnológicos. É preciso lidar com a interferência na convivência entre smal cells e macro cells e ter um gerenciamento inteligente dessas redes", pondera o presidente da Qualcomm para América Latina, Rafael Steinhauser. "Acredito que uma penetração de 20% small cells já seria suficiente para atender a esse crescimento de mil vezes mais dados nas redes móveis", estima Davidson.

Licenciamento

Outra aposta da Qualcomm para o País reside na parceria com fabricantes nacionais para licenciamento de tecnologias na produção de smartphones e tablets 3G e 4G, como já acontece com Positivo, CCE, Semp Toshiba, Gradiente e Philco, lembra Steinhauser. "Nesses acordos de licenciamento, os fabricantes ganham 'time-to-market' para lançar smartphones mais acessíveis, mas com todas as funcionalidades fundamentais. O que precisamos agora é trabalhar nos planos de dados, que ainda são caros". Pelos cálculos de Steinhauser, apenas um terço dos usuários que possuem um smartphone têm um pacote de dados a ele associado, e destes, 50% o utilizam apenas ocasionalmente. "Estamos trabalhando com o governo no projeto banda larga 0800 para que qualquer brasileiro com smartphone ou tablet possa ter acesso gratuito a serviços públicos e privados", diz o executivo, explicando que os custos seriam compartilhados entre todos os órgãos e empresas privadas participantes do projeto.

O projeto-piloto do banda larga 0800 foi lançado no Distrito Federal na primeira quinzena de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!