Em 2016, o número de telespectadores com recepção digital aberta na América Latina terá passado o volume de pessoas assistindo TV analógica, de acordo com estudo da Dataxis Reports. O DTT in Latin America 2012-2017 também projeta que até o final de 2012, 12,3 milhões de lares nos sete maiores mercados da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Perú e Venezuela) estarão assistindo aos sinais digitais da TV aberta. Até o final de 2017, o número deve chegar a 31 milhões de lares (aproximadamente 22% da população terá um receptor digital).
O Brasil deve ser o país com o maior número de lares equipados com receptores digitais, representando cerca de 65% dos lares com TV digital na região em 2017.
O estudo, contudo, não especifica se as projeções incluem, por exemplo, os sinais retransmitidos pelas operadoras de TV por assinatura. Também não detalha qual seria a penetração atual da Tv digital. O governo brasileiro já estima em pelo menos 30 milhões o total de receptores capazes de receber os sinais em alta definição no Brasil.