As reclamações de usuários de serviços de telecom caíram 15,3% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021, apontaram dados da Anatel compilados pela Conexis.
No quinto mês de 2022 foram registradas 161.348 queixas – ou 29.243 reclamações a menos que as registradas em maio do ano passado. Reduções ocorreram em todos os serviços, com destaque para a queda de 20% nas reclamações da TV por assinatura.
Já as reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 15,4%, enquanto as dos usuários de telefonia móvel diminuíram 6,6%, segundo os dados divulgados pela entidade.
Especificamente no segmento móvel, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas com crédito pré-pago, que caíram 24%, seguida por relacionadas a mudança de endereço, com redução de 21%, e a ressarcimentos, com queda de 20%.
Empresas
"As reclamações de usuários vêm registrando quedas acima de dois dígitos desde o começo do ano passado. São quedas recordes que mostram que as ações do setor para melhorar a experiência do usuário têm surtido efeito", afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Para a entidade, as reduções estão ligadas aos investimentos e medidas de autorregulação do setor, entre elas a Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.