Publicidade
Início Newsletter Anatel vai recorrer contra liminar que suspende ORPAs da Claro e TIM

Anatel vai recorrer contra liminar que suspende ORPAs da Claro e TIM

Decisão judicial

A Anatel afirmou nesta quinta-feira, 14, que ainda não foi intimada da decisão judicial que suspendeu a entrega das ofertas de referência de produtos de atacado (ORPA) para roaming nacional da Claro e da TIM (a Vivo também entrou com o pedido de liminar), o que deveria ocorrer até a sexta-feira, 15. De todo modo, a agência vai recorrer da decisão, o que deverá acontecer já nos próximos dias. 

O processo deverá ser analisado pela Superintendência de Competição (SCP) da Anatel, para depois ser entregue à Procuradoria-Federal Especializada (PFE). “Em coisa de dois ou três dias, a PFE já entra com o recurso”, declarou à TELETIME o presidente substituto na agência, Moisés Moreira. Ele foi também o relator da proposta de revisão dos valores de referência.

Para ele, a decisão da Justiça Federal é apenas temporária, mas que não há dúvida sobre a sustentação da Anatel. “A Anatel está coberta de razão”, diz. O argumento é que houve na aquisição da Oi Móvel um processo de concentração de mercado. Por isso, a agência se baseia no Acórdão nº 9/22 para a implantação dos remédios, conforme recomendou o próprio Cade. 

Notícias relacionadas

Moreira também refutou o ponto das operadoras no pedido de liminar de que não o órgão regulador não teria concedido acesso aos autos antes da decisão proferida pelo Acórdão 213/22, “causando irreparável prejuízo”. A Anatel alegou que seguiu a Lei de Acesso à Informação (LAI), e destacou que o acesso só seria garantido “após o ato decisório”. Segundo apurou este noticiário com fontes do mercado, as teles requisitaram acesso ao informe da área técnica da Anatel planejando se antecipar e se manifestar. 

De sua parte, conselheiro afirmou que ouviu as partes envolvidas em reunião, a destacou que não existe falta de transparência e nem procedência nessa argumentação das operadoras. “Remédio amargo ninguém quer”, resumiu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile